19/08/2011

Assim não custa nada

Aqui pode haver mais ou menos fanatismo pelo Benfica, mas não há cegos nem atrasados mentais. Sei perfeitamente que se os avençados de serviço quiserem levar as leis do jogo à letra nos dois penaltis ( em duas jornadas ) concedidos ao Porto e convertidos pelos Andrades, por muito que nos custe e saibamos que as coisas não funcionem assim, somos obrigados a aceitar. O problema que está escancarado aos olhos de todos, é que nenhum árbitro leva as leis à letra em jogo algum, só nos dos Andruptos e em particular nos inícios dos campeonatos, caso contrário as jornadas acabavam com 35 ou 40 penaltis distribuídos por todos os jogos. Na verdade, o que vemos em quase todos os inícios de Ligas, é árbitros com grandes dificuldades em assinalar penaltis a favor dos adversários directos do seu clube. Aí não só não levam as leias à letra, como se for preciso deixam passar ás duas e três penalidades assombrosas. Quem diz assombrosas, diz género Olegário em jogos do Benfica. Eu pergunto: Isto é alguma competição? Faz algum sentido? Como pode outro clube lutar de igual para igual pelo titulo? Só tendo equipas de Marte que ganhem todos os jogos por goleada, como o Benfica de 2009/10.

No jogo do Benfica frente ao Gil, com o Benfica em dificuldades, houve um lance na área adversária em que Javi sente o encostar de um defesa e deixa-se cair. Obviamente seria ridículo e uma falta de bom senso desportivo assinalar aquele penalti, no entanto, se quiséssemos levar as leias à letra, podíamos dizer que a marcação do mesmo teria de aceitar-se. Por aquilo que temos visto e continuamos a ver demasiadas vezes, há demasiados anos, sem que hajam sinais de mudança, esse penalti seria assinalado a favor dos Andruptos sem que o árbitro pestanejasse. Primeiro porque o Porto estava em dificuldades, em segundo porque era no inicio da Liga e a equipa (como em todas as épocas) ainda não estava a carburar e tinha que de alguma maneira chegar-se à frente até começar a jogar bem, de forma a não correr riscos na tabela classificativa logo ao começar, o que naturalmente a deixaria mais pressionada e consequentemente menos à vontade para pôr em prática o seu bom futebol.

Ainda hoje, houve um penalti não assinalado a favor do Gil, igual ou pior ao que celeremente foi assinalado por Olegário ( árbitro com dificuldades para assinalar penaltis a favor de outras equipas ), em Guimarães. Daria, caso fosse convertido, o 3-2 ao Gil com 5 minutos mais compensação para jogar. O engraçado é que esse penalti foi mais evidente que qualquer um dos que os Andrades beneficiaram, mas apito ficou no bolso. Explique isto Sr. VP! Explique o porquê de o Porto todos os anos ter a sorte de não ser prejudicado nos arranques das Ligas, ou seja, altura mais importante para se ganhar vantagem. Explique o porquê de quase sempre ser o mais beneficiado e protegido. Explique o porquê de alguns árbitros que não conseguem ver dois e três penaltis monstruosos mesmo estando a olhar para eles e de perto, serem os mesmos que nos jogos do Porto assinalam a mais pequena falta que venha nos livros por mais forçada que seja. Explique, Sr. VP, o porquê de os seus homens parecerem dotados de boa visão em certos jogos, e aparentarem ser autênticos cegos noutros? Há algo que está mal e por explicar, vai para 30 anos. Depois, claro, qualquer equipa grande assim protegida, acaba por mais tarde ou mais cedo ganhar confiança e sente-se mais solta à medida que a vantagem vai alargando. Assim, de facto, não custa nada.

BENFICA SEMPRE!! 

2 comentários:

Anselmo Damásio disse...

Medidas drásticas. O Benfica não devia comparecer nos jogos organizados pela liga de clubes portuguesa. Seria alvo de multas e castigos, mas querem castigo maior de que andar todos os fins de semana a jogar futebol para aquecer, porque o titulo já está entregue antes do campeonato começar.

SAUDAÇÕES GLORIOSAS

Berrante De Encarnado disse...

É verdade, caro amigo Anselmo

Parece que existem duas Primeiras Ligas em Portugal: Uma que tem de ser ganha pelo Porto, joguem bem ou mal, faça chuva ou sol; E outra em que o resto das equipas lutam pelo "primeiro" lugar.

Ou seja, neste contexto ficar em segundo equivale a ser campeão. Não se é reconhecido oficialmente, mas tem-se o reconhecimento do povo.

E continuam a falar no fora-de-jogo do Nolito de centímetros (até tenho dúvidas que esteja), omitindo o fora-de-jogo mal assinalado ao Jara minutos antes. É uma vergonha o que fazem todos os anos.

O que andam os adeptos aqui a fazer?

Cumprimentos