15/05/2011

Será mesmo do Roberto?


Este post vem com algum atraso, era para ser publicado no dia em que vi outros guarda-redes do Benfica que não o Roberto, fazerem aquilo a que muitos chamam de um "grande frango" e que eu chamo de falta de entrosamento entre a defesa e o guardião no momento da decisão.

Na minha opinião, o Benfica pode não ter um super-guarda-redes, mas tem três belíssimos guardiões. O facto é que todos eles, sem excepção, cometeram os mesmos erros em bolas cruzadas para a nossa área. Hoje vimos mais um desses casos, mas já tínhamos visto outros em jogos a que os suplentes foram chamados. Coincidência? São todos frangueiros? Todos têm precisamente as mesmas limitações? Não.

Parece-me claro que estamos perante um caso de obsessão. Uma das tácticas conhecidas que as equipas ditas "pequenas" usam quando defrontam o Benfica, é o aproveitamento de toda e qualquer bola parada, muitas vezes ainda antes do nosso meio-campo, para despejarem balões na nossa área. Jesus apercebeu-se e bem disso quando chegou ao Benfica. Era de facto algo a rever. O problema é que este ano pareceu haver uma preocupação obsessiva em combater essa táctica através dos serviços de um guarda-redes alto, passando para ele quase que a exclusividade de tais tarefas. Isto, na minha opinião, exigiu aos guarda-redes e defesas-centrais uma aprendizagem algo forçada, prejudicando assim o natural entrosamento que todos eles ganharam ao longo das carreiras. Olhando para o que ficou para trás esta época, vemos que muitas daquelas bolas onde falhámos eram dos defesas-centrais e não do guarda-redes, a saída deste não se justificava. O que se sente na equipa é que os defesas ficam na expectativa de que o guardião vá buscar todas as bolas, e sabemos bem que isso é impossível. Falta entrosamento, ninguém tem a certeza de quando "é minha" ou "é tua". Isto, meus amigos, ou é falta de treino ou treino errado. Aos Srs. treinadores de guarda-redes em conjunto com os restantes técnicos: Vejam lá isso.

P.S. - Apesar de eu achar que ele tem valor, este post não serve como desculpa para todos os erros do Roberto, até porque alguns deles não foram só em cruzamentos.

BENFICA SEMPRE!!

1 comentário:

Anónimo disse...

O que eu nao percebo e que o Preud'Homme saia sempre com o joelho a frente... E nao havia quem aparecesse a saltar com ele. Depois dele sair nunca mais vi os nossos keepers sair de joelho a frente. Parece assim tao dificil? Voam para cima do avancado em vez de o tirarem do caminho pelo respeito que impoem.