15/05/2011

Antecipação nas contratações


O segredo em tudo na vida é a alma do negócio, no futebol não se foge dessa regra. O Benfica nos últimos tempos tem feito um bom trabalho a esse nível no que diz respeito a contratações, mantendo o segredo das mesmas quase até ao limite, o que tem permitido ao clube comprar bons jogadores antecipadamente e sem contratempos de maior - Gaitán e Jara à cabeça como exemplos. Sabe-se de vários nomes que já foram contratados para a próxima temporada, alguns deles promissores.

No entanto falta o essencial: Um ou dois médios-centro box-to-box com pulmão, que saibam defender bem e atacar decentemente. Exemplos: Ramires, Moutinho, e outros havia para exemplificar. Quero acreditar que, o facto de não andarmos a ser confrontados com notícias sobre este ou aquele médio-centro para o Benfica, faz parte do trabalho discreto acima referido. Espero sinceramente que os dirigentes, directores, treinadores e olheiros do Benfica estejam a trabalhar forte no sentido de, a curto prazo, equilibrarmos verdadeiramente a equipa onde ela mais precisa. O Benfica não pode apresentar-se na próxima época com um meio-campo "tenrinho" ao ponto de a sua transição defensiva por vezes chegar a ser ridícula, como aconteceu este ano. Nenhuma equipa que quer ganhar títulos pode.

Temos de ser mais fortes física e tacticamente, sem que com isso deixemos de ser uma equipa de ataque. Temos de ser um conjunto mais pressionante, que não ofereça tanto tempo e espaço aos extremos/médios-alas adversários para cruzarem ou combinarem com colegas, que não permita que os médios-centro contrários parem, olhem, e façam o último passe ou rematem sem se sentirem minimamente pressionados. Temos de ter estofo para noventa minutos durante uma época inteira, não apenas dois ou três meses. Tudo isto nos faltou esta temporada. Fala-se muito de avançados e guarda-redes, mas se calhar era melhor começarmos a olhar para outras posições mais recuadas - as que não ganham jogos, mas ganham campeonatos -, já que me parece que em muitas delas não estamos tão fiáveis como muitos de nós pensávamos.

BENFICA SEMPRE!!

4 comentários:

João Maia disse...

Danilo é o nome que procuras.

Berrante De Encarnado disse...

Não conheço bem, confesso, só de nome. Venha esse ou outro, que tenha as características que nós precisamos.

Golos como o segundo do U.Leiria ontem, apesar de bonitos, não podem acontecer na baliza do Benfica. Não daquela maneira, não num clube como o nosso, não no primeiro jogo da época, nem no último. Simplesmente não pode.

O tempo que a bola esteve nos pés do Leiriense para este olhar, preparar o remate e chutar sem que nenhum jogador nosso lhe chegasse perto, foi absolutamente ridículo e até custa a acreditar que tal aconteça na equipa que o ano passado foi campeã.

Cumprimentos benfiquistas

Manuel Oliveira disse...

Concordo plenamente contigo, amigo Berrante.
Temos de ser mais fortes no meio campo e rever a questão dos centrais de que pouco se fala.

Abraço.

Anónimo disse...

Concordo igualmente contigo, caro Berrante, e para mim temos quatro lugares importantes a resolver, um defesa central de créditos firmados, Jardel ou Sidnei não me convençem, um médio centro. Se Coentrão saír, quem ocupe o seu lugar com o mesmo nível e por fim um ponta de lança que marque golos, pois para mim, se não tivérmos Cardozo operacional, temos um problema grave, pois Kardec pouco me diz, o Nuno Gomes marca golos, mas, mas,... Weldon em fim de contrato, mas este deve saír, tendo feito grandes jogos quando fomos campeões.
É onde vejo as lacunas no plantel, se acrescentar um extremo que faça os dois lados, maravilha!

Miguel