15/11/2010

Benfica 4 - 0 Naval. Enxurrada De Amarelos Condiciona Agressividade??


Uma vitória muito importante para a alma benfiquista. O melhor que nos podia acontecer ontem, era uma vitória expressiva como esta, não só para elevar os níveis anímicos da equipa, como também para nós - Os feridos e desconfiados adeptos.


Nem tudo foram rosas

O que vou escrever não serve de desculpa, mas não deixa de ser interessante: Será que a enxurrada de amarelos FORÇADOS de que o plantel do Benfica foi vítima, muitos dos quais em que nem falta ou contacto houve, não estará a condicionar a forma como os jogadores abordam cada jogada? É isso que noto no Benfica, falta de agressividade no meio-campo e medo de fazer faltas úteis que as outras equipas fazem, sem grandes consequências para as mesmas, diga-se. Acho estranho. Como disse, não serve de desculpa, mas não sei se essa anormal Enxurrada no inicio da época, não estará a fazer efeito. A verdade é que alguns jogadores perderam inexplicavelmente os níveis de agressividade, e honestamente não me parece que a forma física ainda sirva de justificação.


Basicamente foi o que aconteceu na primeira parte de ontem - Um Benfica macio, permeável e pouco agressivo, dando espaço e tempo ao adversário para pensar, coisa que não aconteceu na conquista do 32º. Os 5 golos no Ladrão podem ter pesado na cabeça de alguns jogadores no inicio do jogo, mas mesmo isso também não serve de desculpa. O Benfica nem jogou mal no primeiro tempo, podia até ter marcado mais golos, mas a Naval também. O resultado ao intervalo era, em abono da verdade, injusto para os homens da Figueira, que viam em Roberto um dos seus carrascos da noite. Na segunda parte confesso que fiquei deliciado, não só porque deixámos de ser tão macios e permissivos, mas porque assisti, finalmente, a momentos de rara beleza no relvado da Luz, momentos esses que me ajudaram a esquecer o desaire da décima jornada. Entraram 4 golos, como podiam ter entrado 8. A Naval merecia o seu golo, mas a vitória é justa, pela qualidade e beleza do futebol que praticámos. Tivemos sobressaltos, é verdade, mas também tivemos futebol.

  • Notas positivas: Gaitán (pois claro, grandes golos), Aimar (a sua classe não tem limites, a sua elegância encanta), Salvio (forte), Roberto (seguro). Destacamos também Alan Kardec, que facturou mais um golo, Jara que teve uma boa entrada no jogo, e Nuno Gomes, porque um golo é sempre um golo, ainda para mais um golo merecido.
  • Notas menos boas: Sidnei (mal na primeira parte, bem na segunda), Saviola (mais uma assistência, a 5ª, mas de facto está em baixa de forma).

Para o futuro: Já disse tudo no inicio do post. O Benfica não pode ser tão macio do meio-campo para trás. Se levarmos amarelos... Levámos! Prefiro ver jogadores de castigo um jogo e ter que jogar com suplentes, do que ver o Benfica pouco agressivo, quase com medo de fazer faltas.

BENFICA SEMPRE!!

10 comentários:

Berrante De Encarnado disse...

Ainda ontem vi o Álvaro Pereira dos corruptos, fazer faltas inacreditáveis sem sequer levar amarelo. É uma luta falseada e desigual desde o inicio da época. Os jogadores do Benfica foram literalmente assassinados à nascença desta Liga. Os outros podem dar porradas de criar bicho e fazer penaltis, os do Benfica são obrigados a deixar os outros jogar, e mesmo assim, ainda levam amarelos sem lhes tocar, como aconteceu a Fábio Coentrão, David Luiz e Carlos Martins.

Se isto não foi para tirar a confiança e a agressividade positiva do Benfica, não sei o que terá sido.

Liga da mentira.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

Éter disse...

E por outro lado as equipas adversárias são muito mais macias quando jogam contra o foculporto. É só analisar as estatísticas.

Berrante De Encarnado disse...

É verdade caro amigo Éter. Isso é por de mais evidente em equipas como o Nacional, Leiria, Setúbal, Braga, entre muitas outras, para não dizer quase todas.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

Berrante De Encarnado disse...

Dirão os corruptos: "Isso é porque o fcp joga bem". E digo eu: Mas já era assim no ano passado e o Benfica jogava ainda melhor. Já nesse tempo eram notórias as diferenças. Nacional, Leixões, Braga, Olhanense e outras. Vinham jogar com o Benfica e era de criar bicho. Jogavam com os corruptos e pareciam cordeirinhos.

BENFICA SEMPRE!!

Anselmo Damásio disse...

Macio demais, como é possivel o Naval vir á Luz e enviar duas bolas à trave.

SAUDAÇÕES GLORIOSAS

the_passenger disse...

Não sei se a aparente quebra de rendimento Saviola não terá a ver com questões tácticas. Li (já não me lembro onde...) que o JJ pediu ao Saviola para vir procurar jogo mais atrás, o que implica que ele esteja mais afastado da baliza. É uma hipótese... Mas é mesmo assim, o futebol é um jogo de equipa, e às vezes é necessário sacrificar alguma projecção individual em prol da equipa. Não acho que o Saviola esteja a jogar assim tão mal, até porque a sua falta fez-se sentir no dragão, mas não deu para avaliar correctamente porque foi um jogo totalmente atípico.

Berrante De Encarnado disse...

Caro de The_passenger, eu também não acho que o Saviola esteja a jogar muito mal, longe disso. Alias, nunca o tinha metido nas "notas menos boas", salvo erro é a primeira vez. Apenas achei justo fazê-lo, tendo em conta os critérios do nosso blog, porque de facto não está na mesma forma que mostrou o ano passado. Continua a ser útil, é um facto, a prova disso é que já leva 5 assistências. Não me passa pela cabeça sequer deixar Saviola no banco. Tenho a certeza que irá melhorar.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

Unknown disse...

Caro berrante e essa enxurrada de amarelos traduziu-se em quantos amarelos? É que aqui aqui não mostra nada...

Berrante De Encarnado disse...

""""não serve de desculpa, mas não sei se essa anormal Enxurrada NO INICIO DA ÉPOCA, não estará a fazer efeito.""""

Cumprimentos

Berrante De Encarnado disse...

Agora?? Agora já está feito, se for preciso a deixam passar um ou outro.