19/08/2012

Está o caldo meio entornado!


E só não está entornado por completo porque empatámos e, assim, isto ainda
é capaz de se confundir com a tal tradição de início de época que nos persegue. Mas eu não confundo. Para mim foram dois pontos perdidos de forma inglória por erros próprios e perfeitamente identificáveis, sendo que, depois dos 90 minutos que vi, chego à frustrante conclusão de que Melgarejo não foi o pior deles todos. Foi um jogo mau, estranho, sofrível, óbvio e, infelizmente, previsível.

Quando é que metemos na cabeça que este sistema só era (quase) imparável quando tínhamos Di Maria, Ramires e Saviola em grande forma? Depois disso nunca mais deu os mesmos resultados a não ser contra equipas sem qualidade para o explorar. E mesmo contra essas os desequilíbrios notam-se. Na minha modesta opinião, este sistema não só é inadequado para as características de alguns dos nossos jogadores, como também sobrecarrega e corta as pernas a outros. Exemplos disso são Javi e Witsel.

Custa, mas custa tanto que até dói, ver o Benfica deixar boas indicações na pré-época com um sistema de três médios e um avançado; ver um Carlos Martins numa forma admirável, bem entrosado com Witsel e Javi e ainda a marcar golos; ver um Witsel solto e desequilibrante com as costas quentes; ver um Bruno César como elemento menos produtivo da pré-temporada e quase sempre utilizado no meio; e depois chegar ao primeiro jogo a doer e ver tudo trocado, ou seja, ver o mesmo Benfica dos erros do passado.

No final dos trinta e tal minutos na Alemanha escrevi isto: "espero que a equipa e o sistema que hoje apresentámos, sejam tudo menos o plano para defrontarmos
o Braga". Não sei se deva chamar estupidez, menosprezo, confiança a mais ou simplesmente masoquismo, como tal vou chamar-lhe apenas de "qualquer coisa".
É preciso ter uma "qualquer coisa" do caraças para jogarmos assim com o Braga no primeiro e importante jogo desta Liga. Então vamos voltar ao 4-4-2 esburacado
que raramente utilizámos na pré-época? Então deixamos o Javi a ter que fazer o que as suas características não permitem? Então vamos cortar as pernas a Axel
Witsel e obrigá-lo a fazer-se em dois? Então vamos jogar com Bruno César na ala esquerda que tem sido de longe o pior jogador e ainda por cima tem jogado ao meio? No meio disto tudo, Melga foi um mero azar.

Tirando alguns rasgos de Salvio - que naturalmente ainda está em pré-época e
só dura uma parte - e Rodrigo, tudo o resto foi uma pobreza franciscana. Com todo o respeito pelos jogadores e técnico do Braga, não achei que tivessem jogado alguma coisa de especial. Acho é que jogaram o que o Benfica deixou e limitaram-se a controlar uma equipa sem ideias, sem criatividade, sem controle do meio-campo, sem quase nada. Se o objectivo era surpreender alguém, ele foi categoricamente conseguido -- surpreendemos o SL Benfica.

Estou muito, mesmo muito desiludido com as opções de Jesus e a consequente
exibição da equipa.

BENFICA SEMPRE!!

6 comentários:

Anónimo disse...

O FCP ganha ao Gil e ficamos já à frente das galinhas. É o noso destino.
Entretanto o regabofe já começou. Ontem o Braga não ganhou porque não o deixaram ganhar. o Caidozo continua a jogar andebol e não se passa nada (o primeiro golo das galinhas é irregular). Mais uma vez os galináceos acabam um jogo a jogar contra dez (expulsão incompreensível do jogador do Braga).
Isto começa bem! Despois esses encornados ainda se queixam dos árbritos!

Anónimo disse...

Berrante De Encarnado

Continua este blogue a ser apetitoso para as viroses figadais.
Feitios...

Curiosamente ou talvez não, o portista, perdão, portuense Artur Soares Dias evitou a vitória do Benfica.
No que seria o 3º golo, Cardozo não toca no Beto que ao se aperceber da entrada da bola na baliza exibe um enorme golpe de teatro atirando-se para o chão.
Não há, repito, qualquer toque de Cardozo no guarda-redes bracarense.
A expulsão de Douglão é errada.
Não foi ele que tocou com a mão na bola. Por erro crasso do auxiliar, Douglão vê o 2º amarelo, rua e 1 jogo de castigo.
Agora veja-se a diferença que beneficia o Sp.Braga.
Foi Custódio a tocar com a mão na bola. E como a bola, nessa altura, ia para a baliza, este jogador veria o vermelho directo. Resultado: rua e 2 jogos de castigo.

Quanto ao seu texto, limito-me a assinar por baixo.

Cumprimentos benfiquistas.

Berrante De Encarnado disse...

ANÓNIMO obcecado em Blogues do Benfica,

Cardozo está com a mão no chão, completamente estática, e a bola bate nele a uma velocidade que não permite reacção. Além disso, pelas imagens que vi, tenho dúvidas se bate no braço ou no peito. De qualquer modo nunca na vida seria intencional.

A expulsão do central do Braga foi de facto ao jogador errado, mas isso só favoreceu Braga uma vez que o jogador a ser expulso seria mais difícil de compensar, pois estava a ser peça fulcral da equipa no meio-campo. Veja lá a subtileza do erro -- será que foi inocente?

Estranho também não ter escrito sobre o golo limpo do Benfica, lance em que Cardozo nem sequer toca no Beto,em mais um dos muitos teatros que o artista com boa escola andou lá a fazer. Isso foi tudo esquecimento, ou faz parte das justiça e mentalidade à Porto conhecidas além fronteiras? E não precisa repetir-se, pois até Ferguson já sabe o vosso destino.

ANÓNIMO obcecado, por mim pode vir aqui largar as alarviddes que bem entende como aliás tem feito, mas se continuar a abusar ao extremo e com isso incomodar cada vez mais os Benfiquistas que aqui vêm, aviso-lhe já que o recreio começa a ser cortado. Já que tem a obsessão de vir comentar em Blogues Benfiquista, tente ser mais moderado.

Cumprimentos Benfiquistas

JNF disse...

À primeira todos caem, mas à segunda... só cai quem quer.

É como dizes: qual é a necessidade de mandar às urtigas tudo o que de bom estava a ser feito na pré-época? Ridículo. E a história do lateral esquerdo só veio provar uma vez mais que é URGENTE contratar alguém. A direcção e o treinador são claramente negligentes nestes casos. E eu não gosto de negligentes nem de incompetentes.

O meu Benfica, como referes ou sabes (penso que sabes), é o Benfica que vence. E é por isto que me custa tanto ver este Benfica actual.

Berrante De Encarnado disse...

Caro JNF,

Não tiro razão a uma vírgula do que escreveu, bem pelo contrário.

Só acho é que no meio de tanta pobreza franciscana, tantos erros, tanta teimosia e tanto trabalho deitado ás "urtigas", Melgarejo nem foi o que mais me preocupou apesar de reconhecer que, depois de ontem, dificilmente será aposta com pernas para andar.

Cumprimentos Benfiquistas

AMD disse...

Ó Anónimo, o Cardozo continua a jogar andebol? Está-se a referir a quê? Ao lance do 1º golo? Então veja bem as imagens e veja se antes disso, no cruzamento, não toca também no cotovelo no nº44 do Braga...mas isso não vê o senhor.
Entretanto o Porto empatou e, metendo eu palas nos olhos que nem um burro como o senhor, também vi o Otamendi jogar andebol...na área do Porto. Aprenda a ver futebol e a analisar os lances antes de falar sff. E vá para os blogues do seu clube mandar os seus bitaites.

P.S.: se quiser mando-lhe os links com vídeos e/ou fotos a confirmar o que disse. Tenha uma boa tarde