17/08/2011

Demasiado Cedo


Num jogo em que fizemos uma boa primeira parte, mas pecámos na segunda pela ausência de pressão e pouca fluidez na posse de bola, acabámos por empatar 2-2 com o Twente fora de casa. O resultado não é mau de todo, pelo contrário, mas depois de chegarmos merecidamente em vantagem ao intervalo - belos golos de Tacuara e Nolito - confesso que esperava a estucada final na eliminatória no segundo tempo. Não foi isso que aconteceu, e muito por nossa culpa, pois na segunda parte quisemos defender o 1-2 demasiado cedo e, consequência desse abrandamento aliado a fragilidades defensivas, acabámos por pagar com o empate.
O segundo golo dos holandeses é irregular, no entanto penso que o resultado é justo, uma vez que os segundos quarenta e cinco minutos foram quase de sentido único, e só um gigante Artur evitou que o golo aparecesse mais cedo.

O melhor: Os golos do Benfica neste jogo mostraram o que esta equipa pode fazer. O primeiro mostrou o que alguns dos nossos jogadores sabem fazer individualmente, o segundo foi uma amostra do que colectivamente somos capazes. Gostei de ver a equipa na primeira parte, principalmente depois do nosso primeiro golo.

O pior: Começo a ficar convencido de que o Benfica não consegue defender como equipa, e isso assusta-me. Temos bons defesas e bons médios, é evidente, mas no seu todo mostramos ser uma equipa demasiado permissiva quando o adversário pega no jogo. Compreendo que, em vantagem no marcador, possamos baixar as nossas linhas. O que não compreendo é que abdiquemos completamente de pressionar os adversários. Uma equipa com os objectivos do Benfica, seja com as linhas recuadas ou avançadas, nunca poderá permitir que os oponentes tenham tempo e espaço para cruzarem ou rematarem à entrada da nossa área como bem entendem. Nunca! Enquanto isto acontecer, seja em que sistema for, estamos sujeitos a dissabores.

Individualmente: Gostei de Artur, Witsel, Aimar e Garay. Gostei menos de Amorim e Maxi, que me parecem ambos fora de forma. Emerson não me aquece nem arrefece: E jeitosinho a defender, mas bastante limitado com a bola nos pés.

BENFICA SEMPRE!!

1 comentário:

Jotas disse...

Na minha opinião, foi jogo que teve um Benfica com bons momentos e outros que revelaram algumas fragilidades defensivas preocupantes.
Se por um lado, se viu um Benfica forte e criativo no ataque, com belos momentos ofensivos, onde se destaca a jogada do 2º golo, Por outro lado revelou imensas dificuldades em estancar o jogo ofensivo do adversário, especialmente no meio campo, algo que já havia sido visto em Barcelos e que é urgente melhorar.
De qualquer modo, julgo que se viu um Benfica personalizado, que reagiu sempre muito bem aos revés do jogo, não se podendo esquecer, que isto é uma eliminatória a duas mãos e como tal, é também normal que a vencer ao intervalo, o Benfica se tenha preocupado em defender a vantagem no marcador, muitas vezes foi Jorge Jesus acusado de não o fazer, o resultado esse, abre excelentes prespectivas para o jogo da Luz.
Cardozo mais uma vez a dar um bofetada aos seus críticos ferozes, recordando eu que nas últimas duas épocas fez 61 golos e não presta para as más línguas, imagine-se se fosse goleador.
Artur foi gigante e isso é muito importante para que a equipa confie no seu guarda - redes.