14/07/2011

Tacuara Sempre!!


É sabido a opinião que muitos benfiquistas têm do nosso Ponta De Lança de 90kg, mas nos últimos dias, o tema da mudança de sistema táctico para 4-2-3-1, trouxe novamente à baila o Tacuara.

Alguns acham que Tacuara não serve para essa tarefa, uma vez que esse tipo de sistema exige um avançado mais completo, rápido e bom de bola. Compreendo em parte o que os leva a pensar assim, mas no que toca a golos não concordo com essa visão. Se não, vejamos: Na época do título, se nos lembrarmos bem, a maioria dos golos de Cardozo, tanto na Liga como na Euro Liga, nasceram de cruzamentos açucarados dos extremos. Mais por Di Maria, mas alguns também por Ramires. É verdade que Cardozo terá beneficiado da presença de Saviola ao seu lado, mas mesmo não tendo presente todos os golos que ambos marcaram, eu arriscaria a dizer que Saviola beneficiou mais da presença de um Cardozo em forma do que o contrário. Os extremos estavam a carburar, e o Cardozo a facturar. É precisamente o que acontece quando um sistema 4-2-3-1 está afinado: Os extremos ganham um papel preponderante na manobra ofensiva da equipa e, quando bem servido, o Ponta De Lança beneficia da boa forma dos flanqueadores. Cardozo não tem emenda: Quando os alas estiverem bem, Cardozo estará bem. Quando os alas estiveram mal, Cardozo será sempre o avançado mais inconsequente do plantel, não há volta a dar. Não me importava de ver Cardozo como único avançado, desde que o meio-campo (Axel pode ajudar) seja dinâmico e os extremos estejam em forma.

Quem não é apreciador de Cardozo tem que percebe que nós, os seus admiradores, sabemos reconhecer que ele é um zero à esquerda a jogar à bola, mas os seus números falam por si, eles são a bitola.

BENFICA SEMPRE!!

2 comentários:

dezazucr disse...

Não podia estar mais de acordo, aliás tenho tentado difundir a ideia de que o ano passado Cardozo jogou o mesmo que no anos anteriores, o único senão foi que a bola não lhe chegou. Sálvio e principalmente Gaitàn nunca foram muito de colocar a bola na área.

Berrante De Encarnado disse...

E eu não podia estar mais de acordo com o seu comentário.

Concorda também que Saviola, no primeiro ano, beneficiou e muito de um Cardozo que deixava os defesas preocupados assim que o Di Maria tinha a bola? O facto de Saviola no ano passado ter marcado menos golos, também não é por acaso.

Cumprimentos