15/04/2011

Chegou a hora do 4-3-3


Costuma-se dizer que há males que vêm por bem. Logicamente ninguém ficou agradado com a infeliz lesão de "Toto" Salvio, eu não fujo à regra. Mas aconteceu. Não tendo o Benfica outro médio-ala-direito que consiga defender bem e atacar ainda melhor como Salvio fazia, talvez esta fosse a hora certa para Jesus fazer o que eu tenho vindo a defender neste blog há meses: Mudar o sistema para 4-3-3, aproveitando as características dos bons jogadores que temos no plantel.

Este foi, alias, um sistema testado por Jesus em vários jogos da pré-época, e por sinal com excelentes resultados se bem nos lembramos. Desta forma o Benfica podia ser uma equipa mais equilibrada e assim rectificar aquele que tem sido o grande problema este ano - as transições defensivas -, e ainda libertar jogadores como Gaitán, Saviola ou até Franco Jara, para tarefas mais ofensivas do que defensivas, sem que com isso não pudessem ajudar quando fosse preciso. Juntar Airton ou Peixoto a Javi Garcia, que bem precisa de ajuda, manter Pablo Aimar ou Carlos Martins como distribuidor de jogo, e deixar à solta três endiabrados no ataque. Parece-me o melhor e mais consistente nesta fase, até porque, a meu ver, Gaitán não rende tanto a médio-ala-direito como rende na esquerda.

BENFICA SEMPRE!!

10 comentários:

71460_5/8 disse...

é capaz de não ser má ideia.

a solução da segunda parte contra PSV também não me parece a ideal considerando que concordo que o Gaitán rende muito menos.

não sei se não daria para colocar Aimar, Javi e Martins no meio campo com Gaitán, Cardozo e Jara na ofensiva... com o sacrifício do Saviola... ganhávamos mais consistência defensiva ao mesmo tempo que não perdiámos tanto poder ofensivo com a inclusão do Airton. mas é necessário acima de tudo que a equipa consiga se articular correctamente e que os interpretes cumpram e não se percam em jogo para os lugares mais "naturais".

é esperar para ver. mas agora mais que nunca é que as segundas escolhas têm de se chegar a frente.

PS: só espero que esta lesão do "toto" permita baixar o seu valor e que assim o Benfica o compre.

Anónimo disse...

Deus te ouça!

Berrante De Encarnado disse...

Tiago,

Também não seria mal visto, não Sr.

Mas apesar de concordar em parte contigo, essa do Carlos e Aimar ao mesmo tempo não seria a minha preferida, até porque se não me engano já foi testada este ano (não me lembro em que jogo) e não deu bons resultados.

Do que eu tenho visto dos jogos do Benfica, falta gente no meio-campo que saiba defender e tenha capacidade de sacrifício durante 90 minutos para pressionar. Só vejo dois jogadores com essas características: Airton e Rúben Amorim. A primeira escolha seria sem duvida o Amorim, mas está lesionado. Peixoto também o pode fazer, mas este a meu ver é um pouco mais mole, não tão resistente e mais facilmente batido.

Sinceramente, não estou a ver como será possível, depois de perder Slavio, o Benfica continuar com este nosso 4-1-3-2, metendo Jara com tarefas defensivas a ajudar o Fábio, e lançando Gaitán na direita. Acho que não vai dar bom resultado. É só a minha opinião.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

Berrante De Encarnado disse...

Bem visto esse último ponto, Tiago.

No meio do tremendo azar, valha-nos isso se acontecer.

Cumprimentos benfiquistas.

mWo disse...

Nem seria nada mal pensado pelo Jesus, caro Berrante! Por acaso esta tarde quando falava com uns camaradas benfiquistas sobre a lesão do Salvio, levantei essa possibilidade e até foi bem aceite.

AbraÇo e SaudaÇões Benfiquistas!

Berrante De Encarnado disse...

Só uma nota: O que eu chamo de 4-3-3, alguns catedráticos da bola e muito bem chamam de 4-2-3-1, ou outro esquema qualquer. Essencialmente tem que ver com dois médios mais defensivos. Daí para a frente já é uma questão dos jogadores se desdobrarem ou não em determinadas tarefas.

Amigo mWo,

Nem mais, Jesus devia testá-lo. Seja desta ou de que maneira for, pé preciso fazer algo no sentido de haver maior equilíbrio em todos os sectores e fases de jogo. O GLORIOSO é uma excelente equipa, ninguém duvida: Temos muito bons jogadores, jogamos muito bem no ataque, proporcionamos bons espectáculos e marcamos muitos golos... Falta só mesmo o tal equilíbrio.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Berrante De Encarnado disse...

Juris, vai trabalhar, apanhar corruptos

BENFICA SEMPRE!!

Éter disse...

Ainda não percebi se o facto de o Jesus não querer alterar o sistema contra equipas mais fortes é profunda convicção ou teimosia.

Berrante De Encarnado disse...

Estou tal e qual como tu Éter, também não percebo.

Cumprimentos Benfiquistas