23/12/2010

SIMÃO - Futebol Ou Paixão?

Nos últimos dias tenho lido artigos em alguns blogs benfiquistas (blogs de excelência dos quais sou seguidor), sobre o regresso de Simão ao Benfica. Com o devido respeito que esses artigos me merecem, discordo dos mesmos.

Pagar a Simão, extremo de 31 anos, os valores a que alguns benfiquistas se propunham, era, na minha opinião, uma tremenda borrada de gestão e só por uma enorme paixão ao jogador o poderia aceitar. Simão ainda tem alguma qualidade, é bom de bolas paradas e acima de tudo é experiente, mas não é o que o Benfica precisa no actual contexto do futebol rendimento/negócio. Há muito tempo que Simão não é o jogador explosivo e de alto rendimento que foi quando tinha 25 anos, já quando saiu do Benfica para o Atlético não era o mesmo. Desportivamente pouco mais vinha acrescentar ao Benfica. Financeiramente, nada.

Comparações Com O Regresso De Rui Costa

Não me considero um expert da bola, mas vejo e penso o futebol há demasiados anos para não perceber o óbvio. Rui Costa regressou ao Glorioso com 34 anos, mas era um número 10 de classe mundial. Rui jogava numa posição que exige suprema técnica, visão de jogo e inteligência - atributos que o Maestro tinha de sobra com aquela idade. Simão Sabrosa é um extremo/médio-ala de 31 anos, digamos, normal do futebol mundial. Simão joga numa posição que exige muito físico, velocidade, aceleração e pulmão - atributos que ele pouco os tem na sua idade. Os pontos fortes de Simão sempre foram, os seus arranques com bola pelas alas e mais tarde a capacidade de remate que foi aperfeiçoando ao longo do tempo. Tecnicamente nunca foi um génio, longe disso. Com a perca dos seus mais valiosos atributos, Simão tornou-se num jogador normalíssimo, custa-me a entender como ainda hoje há quem não tenha percebido isso. Se com a saída de Di Maria sentimos falta de um extremo-esquerdo explosivo, mesmo tendo Gaitán e Salvio, o que vinha Simão resolver?  Não vale o ordenado.

Como muitos de vocês, eu também admiro o homem e jogador Simão, tenho um enorme respeito por ele e guardo boas memórias da sua gloriosa passagem pelo Benfica, mas a vida do futebol é mesmo assim - o tempo do "nosso" Simão já passou. Outros "Simãos" temos e outros aparecerão.

BENFICA SEMPRE!!

4 comentários:

Carlos Alberto disse...

Sobre o Simãozinho só digo 2 coisas

Adoro o Simão.

Gostei muito que ele fosse ficar rico para a Turquia.

Berrante De Encarnado disse...

Sem duvida caro Carlos Alberto, desejo-lhe tudo de bom na vida e tenho uma grande admiração por ele, como mencionei no post.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

Carlos Alberto disse...

Na ‘especial’ qualidade de Presidente do Conselho de Administração (ando a procurar um ex-seleccionador de um país de leste para o cargo de Director-Geral) do blog http://benfiliado.blogspot.com/ venho desejar aos que Produzem, Realizam, Escrevem e Publicam este blog os votos de um Santo e feliz Natal.

Manuel Oliveira disse...

Amigo Berrante, talvez tenha sido bom ele ter ido para a Turquia. Uma porque vai ganhar mais, outra porque realmente não há esse risco de voltar ao Benfica. Não que não fizesse uma perninha boa, mas talvez se corresse o risco de atritos porque ele não tem o feitio do Nuno Gomes.

Aproveito para te desejar umas BOAS FESTAS e tudo de bom.

Abraço.
Blog do Manuel