02/12/2010

CONFUSÕES SOBRE DAVID LUIZ!

Depois de ter estado a ver aquele que na minha opinião é o melhor programa sobre futebol em Portugal - o Debate da BenficaTV - fiquei "surpreendido" com algo que foi dito sobre David Luiz. Dizem os nossos bloggers residentes no programa, que alguns Benfiquistas acreditam que David Luiz estará a fazer de propósito para jogar menos bem, chamando a isso de "burrice" por parte de quem pensa assim, o que eu concordo. Bom, parece que afinal sempre tenho razão, existem mesmo benfiquistas que acreditam nas coisas mais absurdas, ainda que muitas vezes possa ser em jeito de desabafo. Na verdade, não é novidade para mim, nem me "surpreende", pois convivo diariamente com esse triste fenómeno e luto contra ele. O Benfica é grande demais para este tipo de fenómeno lhe passar ao lado.

Não façamos confusões neste Blog

Neste meu post  »» (Link), publicado com alguma mágoa momentânea, escrevi sobre: A actual forma de David, os superiores interesses do Benfica, o meu receio legitimo enquanto benfiquista de vê-lo desvalorizar nesta liga mentirosa, e dos benefícios aos corruptos. Nunca me passou pela cabeça que o David estivesse a jogar mal de propósito e recuso-me a pactuar com esse argumento, venha ele de quem vier. Das poucas vezes que escrevi sobre David no nosso blog, a maior parte delas em "notas positivas ou menos boas" das nossas crónicas aos jogos, limitei-me a falar em faltas de concentração, problemas psicológicos e, no máximo dos máximos, de algum receio natural em se lesionar e com isso perder o seu recente lugar na canarinha. Pelos vistos e segundo os nossos Bloggers, há mesmo quem duvide da seriedade de David Luiz. Neste blog, ninguém acredita em pasquins, basta ler alguns posts nossos. Aqui, já nem na "ABurla" acreditamos. Aqui, acreditamos no Benfica e em quem para ele trabalha.

BENFICA SEMPRE!!

4 comentários:

GIL VICENTE disse...

Bastar-me-iam as frases "neste blog, ninguém acredita em pasquins" ... e "Aqui, já nem na "ABurla" acreditamos", para ter o maior dos apreços por este cantinho de vermelho pulsante.
Mas há muito mais! E, por isso, me mantenho com gosto de visita assíduo, tanto quanto o tempo livre mo permita.

Saudações Benfiquistas

the_passenger disse...

Pode ter a certeza que existem Benfiquistas que acreditam que ele está a fazer de propósito para jogar menos e forçar a saída do clube. Digo isto porque já li opiniões em blogues nesse sentido, entre outras teorias da conspiração também estapafúrdias, umas mais que outras, algumas até dignas de fazerem parte de um qualquer livro do Kafka, tamanha é a absurdidade, mas enfim... Este tipo de opiniões, fomentadas pela comunicação social, especialmente pelos jornais desportivos que quase todos os dias falam nos colossos do futebol europeu que andam atrás do nossos jogadores, especialmente do David Luiz, espalham-se como um vírus pelos adeptos desiludidos e menos informados. Eu próprio poderia cair na esparrela se não tivesse lido com os meus próprios olhos no jornal 'ABurla', no dia a seguir ao Benfica ter sido campeão o ano passado (e que inclusive ainda o tenho guardado), a afirmação do David Luiz de que não queria sair do Benfica no final do ano. E não foi uma afirmação de um jornalista que diz que ouviu o jogador dizer, nem é uma afirmação de um jornalista que diz que ouviu dizer um gajo na rua que é amigo do namorado de uma vizinha da frente do David Luiz que o ouviu dizer isso quando ia a passar na rua, foi o próprio jogador que o disse. Em boa altura ele próprio veio reafirmar isso mesmo nos últimos dias, pois com tanta confusão já eu duvidava da minha própria sanidade mental ou da do David Luiz, tal eram as certezas de alguns 'opinadores'.

Você pode ter a certeza que os jornais hoje em dia pouco servem para realmente informar, bem como a maioria dos meios de comunicação na realidade, pois a grande maioria deles servem interesses de grandes grupos económicos. Os poucos que não são suportados por grupos económicos e supostamente 'independentes' necessitam de vender jornais, pelo que muitas vezes são reféns da necessidade de alimentar especulação. Este exemplo até pode ser estapafúrdio e fora de contexto, mas é apenas um (muito) pequeno exemplo para lhe fazer ver como as coisas funcionam. Durante a invasão americana ao Iraque, para depor Saddam Hussein, houve um 'incidente' já durante a conquista de Baghdad em que um tanque americano disparou contra uma varanda de um hotel onde estavam jornalistas ocidentais. Imediatamente, isso foi notícia de última hora em quase todos os canais de televisão do mundo. Enquanto fazia zapping pelos canais da TV Cabo, todos eles transmitiam essa notícia com maior ou menor atraso. Todos menos um, a CNN, canal norte-americano.

Aplicando isto à comunicação social em Portugal, apenas lhe vou dar uma indicação de um dos grupos de media emergentes no nosso país, de seu nome Controlinveste (http://www.controlinveste.pt/Pt/QuemSomos/Apresentacao.aspx). Siga o link e veja quais os grupos que esta empresa controla e quais os seus associados, veja também quem é o seu fundador (aquele em que numa das escutas do apito dourado se ouve a chamar de 'Mestre' ao papa de Contumil), e aí pode ver como muitas das notícias sobre o nosso clube são tão pouco abonatórias, enquanto que para outros clubes são tão pouco relevantes e quase insignificantes quando não interessam, embora muitas sejam bem interessantes. (Não me leve a mal, porque este paleio todo parte da minha ignorância em relação ao conhecimento que tem sobre este assunto, isto se calhar é 'chuva no molhado' para si...)

the_passenger disse...

Junte isto à falta de espírito crítico e à falta de cepticismo de muita gente e tem uma bela receita para fazer controlo de carneirada. E bem que o cepticismo faz muita falta nos dias de hoje, essa arma tão poderosa e indispensável no pensamento científico. É que ao contrário da conotação que esta tem à falta de crença, é uma das melhores ferramentas que alguém pode ter contra o deslumbramento e de sobrepormos aquilo que queremos ver em detrimento do que é a realidade. Uma teoria (em senso comum) não passa de uma teoria (em senso comum) quando não é suportada por provas e evidências, podendo ou não estar correcta, e como tal deve ser sempre relativizada. E como não acreditar numa teoria que nos é impingida pelos jornais, e de que até vários Benfiquistas, supostamente bem informados, fazem alarido nos seus escritos?

Acredito que muitas destas ‘teorias’ de benfiquistas até tenham boas intenções por trás, mas é de facto muito triste abrir um blog e depararmo-nos com algumas alarvidades que ainda têm o inconveniente de condicionar a opinião de muita gente, que para além de não terem crédito nenhum ainda têm o efeito contrário àquele que supostamente era suposto ter de origem: apoiar o nosso clube. E tal como diz o ditado, ‘de boas intenções está o inferno cheio’.

Berrante De Encarnado disse...

Caro GIL VICENTE, muito obrigado pelas suas sempre moralizadoras palavras.

Caro THE_PASSENGER, não lhe levo nada a mal de maneira nenhuma, pelo contrário, só lhe posso agradecer.

Se há coisa que me dá imenso prazer, é ler comentários de verdadeiros benfiquistas no meu Blog, sejam eles mais ou menos inteligentes. Quanto maiores, melhor. De facto já todos temos conhecimento das empresas controladas pelo, esse sim, Gangster de charuto, mas nunca é de mais ler sobre o dito cujo e todos os seus pontos estratégicos de ataque ao Glorioso, com o expoente máximo na SPorkosTV, onde impera a mentira, o gozo e ultimamente até a BURLA consumada nas linhas de fora-de-jogo.

Ainda por cima quando os textos são de superior excelência, como normalmente são os textos dos meus caros.

Obrigado pelos valiosos comentários.

BENFICA SEMPRE!

Cumprimentos