27/12/2010

Comprar Sim, Alugar Não

Ao que parece, o já garantido extremo argentino que vai chegar ao Benfica, será mais um negócio idêntico ao de Ramires. Se por um lado me agrada ver o plantel reforçado, por outro não deixo de ficar preocupado com este género de "reforços de aluguer". Não está em causa a qualidade do jogador, da qual ainda ninguém tem certezas, mas sim as consequências deste tipo de contratações. Imaginando que seja de facto bom jogador, ficam as questões: Será, à imagem de Ramires, mais um jogador para ser vendido consoante a vontade do seu empresário e não do Benfica? Estará o Benfica, novamente, obrigado a vender o extremo por meio-tostão assim que alguém estiver interessado nele? Em caso de se entrosar bem na equipa, terá o Benfica que procurar alguém para o seu lugar, sem nada poder fazer para o manter no plantel?

FORÇA FERNÁNDEZ

BENFICA SEMPRE!!

15 comentários:

JNF disse...

Que os jogadores venham e vão já estou eu habituado, é a lei do mercado e contra ela nada podemos fazer, especialmente se estivermos a falar de jogadores não portugueses que não percebem (salvo raras e honrosas excepções) a grandeza do clube. O que me preocupa são os contornos pouco claros destes negócios. Isso é, a meu ver, o pior ponto.

Berrante De Encarnado disse...

O problema é que sem se manter um plantel pelo menos durante 3 anos, muito dificilmente se conseguem bons resultados na Europa.

Manuel disse...

Quer dizer, quando queres comprar um carro, e não tens dinheiro para o pagar a pronto, recusas o Leasing ou o Renting e preferes andar de bicicleta, porque queres uma coisa que seja tua, sobre a qual possas ter completo controlo. Enfim, são opções de vida. Mas muito pouco inteligentes.

Qual é a diferença entre esse modelo e comprarmos o jogador que, depois de se mostrar durante um ou dois anos, é aliciado com um contrato fabuloso, como o Coentrão e o D.Luis, como foram o Ramirez e o DiMaria, e vão de qualquer maneira para fora? "Depois de se entrosarem bem na equipa, lá terá o Benfica que procurar alguém para o seu lugar, sem nada poder fazer para os manter no plantel".

Enfim, alguns benfiquistas falam demais e pensam de menos.

PS. Tentem entrar nos tempos modernos, deixem-se de romantismos bacocos, e saiam do século passado. Só um esforçozinho.

Carlos Alberto disse...

O homem ainda nem fez as malas e já está aqui um artista a dizer que o negócio é, e vou citar: "Pouco claro".

Razão tem o Coluna...

Se calhar se fosse o beiga faria uma assembleia antes de fechar o negócio para informar os JNFs deste mundo. Santa Paciência.

Quando ao fundamental do que o amigo Berrante diz, de facto esta coisa de só ficarem uma época é mau pois nem se ambientam, mas temos de esperar para ver.

Berrante De Encarnado disse...

Manuel,

Eu sou apoiante de Vieira, não me confundas por este post.

Quanto ao tema propriamente dito: Não vamos ser anjinos ao ponto de dizer que é melhor assim do que comparar com o nosso dinheiro.

Para bem do Benfica, estes assuntos devem ser debatidos.

Qual a diferença, perguntas tu? A diferença é enorme: É que o DAVID e o FÁBIO, já cá estão há 3 ou 4 anos e foram rentabilizados com tempo e trabalho, de forma a hoje estarem à beira de render muitos milhões ao Benfica e só ao Benfica, ao passo que nos casos de Ramires, ficam 1 ano e são vendidos por valores não correspondentes à sua qualidade, para além desses valores não ser na sua maioria para o Benfica.

Atenção: Não estou a chorar, nem a falar mal da direcção. Claro que entre ter reforços desta forma, ou não os ter, prefiro que venham, mas isso não me impede de ter o discernimento para saber o que é melhor para o nosso clube.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

Berrante De Encarnado disse...

Caro amigo Carlos Alberto, esse é o meu maior problema e quem me lê sabe disso. Mais do que os contornos dos negócios, a mim preocupa-me é o Benfica enquanto equipa.

Gostava de ver o Benfica com um bom plantel durante uns 4 anos, sem ter que ser obrigado a vender jogadores.

Sei que mais dia menos dia temos que vender, mas não ao fim de 1 ano.

Cumprimentos

JNF disse...

Carlos Alberto,

não achas estes negócios pouco claros? Comunicados à CMVM que não espelham o que realmente se passa não é "pouco claro"?! Então é o quê?

A direcção tem legitimidade para decidir, não tem de dar explicações aos sócios, mas os sócios estão no seu direito de pedir essas justificações, é assim que a Democracia funciona.

Contratar Ramires é bom e bonito, o Benfica ganha, excelente. E o futuro? O Benfica esteve anos sem se preocupar com o seu próprio futuro, só pensou no presente e até conseguiu "coisas bonitas". Mas auto-hipotecou-se nas eras de Fernando Martins e principalmente João Santos. Depois foi o que sabemos. Se não nos preocuparmos com o futuro, estamos bem tramados.

Quanto à minha posição sobre Veiga, já a referi no Eterno. E parece que continua a ser difícil compreender que quem não gosta de Vieira não tem necessariamente de gostar de Veiga.

Carlos Alberto disse...

O problema JNF é tu escreveres ESTES NOGÓCIOS sobre um que não está concluído.
Se for igual ao Ramires concordo se bem que até já conversámos em tempos sobre isso no 'antro'... mas convém esperar que se conclua, não?

Manuel disse...

Berrante de Encarnado, eu não sou nem apoiante de Vieira (não votei nele), nem contra Vieira. Eu sou a FAVOR DO BENFICA. Apenas isso. Há pessoas que ainda não entendem a diferença.

E o meu comentário não tem nada a ver com o Vieira. Penso que ele está a tentar reforçar a equipa futebol do Benfica com as armas (poucas) que tem. Por isso acho que os verdadeiros benfiquistas deviam evitar criticar negócios que, para além de não concluídos, têm toda a probabilidade de virem a ser excelentes negócios.

Pelo contrário, deviam incentivar este tipo de negócios, pois penso que, nesta altura, é a única maneira de reforçarmos o plantel. O que é que acha, senhor Berrante? Tem outras alternativas ou ideias sobre o assunto?

Quanto ao que dizes sobre os jogadores, penso que não estás a ser rigoroso. O Ramires foi um excelente negócio. Sem se gastar um tostão, para além dos ordenados, penso, ganhámos uma pipa de massa. E ganhámos um campeonato (fomos à Campeões) e uma Taça, graças em parte à sua custa. Foi mau? Quem me dera mais negócios iguais a este! Ou será que estou a meter a pata na poça?

O Coentrão está, se me não engano, apenas há ano e meio no Benfica. Veio com o JJ. Ou estarei enganado?

O que me irrita é que pessoas que eu considero ignorantes, vêm falar de coisas de que não percebem nada como, primeiro, estivessem dentro de todos os detalhes dos negócios - não estão - e depois, tivessem outras ideias ou possibilidades - não têm - que as pessoas que neste momento estão à frente do Benfica, aqui incluo o RC e o JJ, não percebem nada do que estão a fazer, e quem sabe são os bloguistas que gostam de meter a colher e o bedelho onde não são chamados. Só isso.

Eu gosto de ler blogues benfiquistas que acrescentam algo, de uma maneira inteligente, ao que se diz e fala, para além da miséria que é a nossa CS, e não que se limitam a ser apenas um apêndice, um prolongamento, mesmo que involuntário, daquilo que essa lamentável CS faz e diz.

Não sei se me entendem. É que o facto de ser benfiquista, faz com que a minha exigência não se limite apenas em relação à equipa de futebol e à gestão do clube, mas também em relação aos bloguistas benfiquistas que se exprimem por essa blogoesfera fora. Acho que faz todo o sentido.

Berrante De Encarnado disse...

Manuel,

Embora tenhas razão em algumas coisas que escreves, estás só a ver o lado positivo, ignorando completamente as consequências menos boas dos referidos casos.

Que fique bem claro duas coisas: Apesar de não ser um "barra" em gestão, isso não me impede de dar a minha opinião sobre coisas que estão à vista, como por exemplo o facto de sermos obrigados a destruir uma equipa ao fim de apenas um ano de gloria. (Se ser obrigado a vender os melhores jogadores ao fim de ano, é para ti algo de excelente e que devemos chorar por mais, desculpa mas eu não vivo o Benfica assim. Não desportivamente). Eu sou do tempo em o Benfica tinha grandes planteis durante vários anos, tendo bons resultados na Europa com eles.

Podes ignorar tudo isso, mas por favor não ignores o que eu escrevi, particularmente a parte em que digo: "Entre virem nestes moldes, ou não virem, prefiro que venham", não sou mal agradecido. Não tenho soluções melhores, mas que raio, serei assim tão mentecapto ao ponto de não enxergar o óbvio?

Quanto ao Fábio Coentrão: Estás incorrecto. O que querias dizer era que ele está a evoluir no plantel há ano e meio. Ambos sabemos que ele está ligado contratualmente ao Benfica há vários anos e sem o nosso clube estar dependente da vontade de enriquecer de um qualquer empresário. Assim como o David Luiz. Só por esse motivo é que ainda estão no Benfica, mesmo depois da brilhante época que fizeram e do feroz interesse que despertaram em vários tubarões, coisa que por exemplo não aconteceu com Ramires e não acontecerá com qualquer outro jogador que venha a dar nas vistas e esteja "alugado" nestes moldes.

Tenta perceber quais são as minhas preocupações como Benfiquista, que se centram na sua maioria no aspecto desportivo, não vejas só o que queres criticar. Claro que foi bom termos ganho a Liga com o Ramires e ainda termos feito dinheiro por cima, mas e o resto? Foi tudo bom? E este ano? E a famosa mudança de clico do futebol português?

BENFICA SEMPRE!!

Berrante De Encarnado disse...

Se para ti ser ignorante é não ser um barra em gestão e mesmo assim dar a sua opinião, aconselho-te a não leres blogs, porque na maioria são todos assim.

Tu podes ser um barra (presumo, pelo que escreves, que o sejas), mas para mim é tão ignorante o que não sabe de gestão, como aquele que ignora o aspecto desportivo num clube como o Benfica. Afinal somos do Benfica e é de um clube de futebol ganhador que aqui estamos a falar.

Sim, neste blog não existem cérebros super dotados capazes de arranjar soluções para eliminar o passivo do Benfica em 1 ou 2 anos, admito, mas também não existem benfiquistas que querem o mal ao clube ao ponto de passarem uma esponja pelos aspectos menos bons da parte desportiva. Só com sucesso desportivo se pode levantar o clube financeiramente, certo? Acho que não é preciso ser gestor para se saber isso.

Se eu fosse quem tu exiges que se seja para escrever num simples Blog, nem estava aqui a perder o meu tempo com estas conversas.

Já o disse, mas repito: Entre ter reforços nestes moldes, ou não os ter, prefiro que venham, mas tenho a perfeita noção que este não é o caminho certo para se ter um Benfica novamente grande na Europa. Este ano tivemos o exemplo disso.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

Berrante De Encarnado disse...

O curioso é ver que insistes na parte "financeira do negócio" como se esse fosse o ponto em eu estivesse focado nos meus posts, quando na realidade quem vem a este Blog sabe que é na parte desportiva e psicológica que ele se centra. Mesmo neste post em questão, embora possa não parecer, falo das contrapartidas desportivas que estas contratações podem trazer a curto prazo, nada mais. Não meti em causa a capacidade de gestão financeira de quem está à frente do clube.

Se queres continuar a falar de gestão e acusares os benfiquistas de serem ignorantes a esse nível, deves ir a outros blogs onde com certeza irás encontrar quem queira debater esses assuntos contigo.

Este Blog é dedicado à parte desportiva, psicológica e anti-corrupção do Benfica, onde graças a Deus ainda vou percebendo alguma coisinha, apesar de não me considerar acima de ninguém nesse aspecto. Obrigado.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

Manuel disse...

Caro Berrante, eu por vezes sou bastante incisivo pois já ando bastante irritado com alguns que se dizem benfiquistas - que não é o teu caso - e que só sabem criticar, quando nesta altura devíamos estar todos a puxar para o mesmo lado.

1. Gostemos ou não, temos de estar todos unidos à volta da direcção do Benfica, e dos seus colaboradores, que foi eleita democraticamente. Para os meus princípios, isto é fundamental. "A União Faz a Força".

2. Eu não critico aqueles que não percebem de gestão. Eu critico aqueles que, não percebendo nada, metem a foice em seara alheira para criticar coisas, e o Benfica, que não entendem. Isso, sim, irrita-me e acho que é não é de benfiquista. "E Pluribus Unum" não significa nada? Eu, por exemplo, só gosto de falar daquilo que sei. Do que não sei, calo-me.

3. Colocar dúvidas, especular, acusar sem saber, porque se ouviu ou se leu algo nos pasquins, acho indecente. No fim de contas estão a fazer a mesma coisa que os pasquins. Que noutro contexto tanto criticam.

4. Quanto ao Fábio estou correcto. O Fábio está apenas há ano e meio na equipa. E era isto que eu queria dizer. Mas vai-se embora. Embora seja nosso. Tens soluções para isso? Eu não tenho, a não ser arranjar alguém que o substitua. E estou a marimbar-me se esse vem emprestado ou é permanente. Nem me interessa se é estrangeiro ou português. Para mim são todos iguais. O que interessa é a competência.

5. O problema de muitos benfiquistas é que vivem ainda no século passado, com romantismos bacocos e saudosismos que já ninguém usa. A mim não me interessa o que o Benfica foi. A mim o que me interessa é o que o Benfica é neste momento, e o que irá ser no futuro. Porque é lá que iremos viver.

Os tempos mudaram, os tempos são outros, e quem não se adapta morre. É a lei da vida. E não vale a pena lamentarmo-nos. O segredo é ADAPTAÇÃO.

Cumprimentos.

PS. Claro que estou a ver o lado positivo. Porquê apontar o negativo? Tudo na vida tem vantagens e desvantagens. A mim o que me interessa é que o plantel seja reforçado e aqueles que se vão embora sejam bem substituidos. Tem alguns inconvenientes? É possível. Mas o que é que isso interessa agora?

Berrante De Encarnado disse...

Manuel,

Mais unido com os jogadores, equipa técnica e direcção do que eu, não deves encontrar muitos por aí. Isso não significa que de ano a ano não faça um post a mostrar algum desagrado no que ao (insisto) aspecto desportivo diz respeito.

Claramente tive azar contigo, visitaste o meu Blog precisamente no dia em que fiz um post menos positivo - São raros por estas bandas.

Não vou voltar a escrever os motivos que me levaram a escrever este post, penso que já os deixei bem claros em comentários anteriores. Assim como deixei claro que estou com a direcção nas suas opções - Isto partindo do principio que não há melhor solução.

Por fim: Eu não me meti por caminhos dos quais não tenho conhecimento, acho que te precipitaste um pouco, talvez devido ao que andas a ler em outros Blogs. Eu digo é que não me parece ser este (desportivamente) o caminho certo para voltarmos a ser alguém na Europa. Se este é o único caminho possível no actual contexto financeiro do clube? Ok, tudo bem, já não entro por aí, isso já é outra conversa a ser aprofundada... Ou não.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

Manuel disse...

Caro Berrante, que fique bem claro, eu tenho de ti a melhor das impressões. Nem tive intenção de te criticar. E se pensaste isso desde já peço desculpa.

É certo que posso ter-me precipitado, mas porra, lê-se tanta porcaria por aí que já ando com os espinhos todos virados para fora. Lol.