28/12/2010

O fenómeno do Anti-Vieirísmo

Confesso que tem sido interessante nos últimos meses assistir a todo este fenómeno nos blogs.

Quero deixar bem claro (várias vezes senti que fui confundido) que eu não sou e nunca irei ser anti Vieira. Não por ser o Vieira, mas por ser o actual presidente do Benfica. Não concebo a ideia de ser assumidamente contra alguém que tem a honrosa tarefa de defender o Benfica e os seus adeptos. Para mim, ser Anti Vieira assumido é ser em parte Anti Benfica. Ser Anti é estar do contra e desejar o insucesso de alguém. É querer ver alguém cair, em vez de o ajudar a melhorar. Posso estar a ser um pouco dramático, mas esta é a visão que tenho deste fenómeno. Quer isto dizer que não concebo também a ideia de se criticar algumas das suas opções? Obviamente que não, principalmente das que mais ligadas estão com a parte desportiva. No meu post anterior, faço uma espécie de critica a esta nova moda de "alugar" jogadores, a qual mantenho. Isto não é ser Anti coisa nenhuma, espero que as pessoas saibam distinguir. Foi uma opinião de quem quer ver o seu clube crescer de forma sustentada e não andar aos altos e baixos consoante a vontade de terceiros.

Ser B... AntiVieira

Ser Anti Vieira para mim é falar mal dele o dia todo, é dedicar post atrás de post a toda e mais alguma falha que o homem tenha tido. É conseguir passar dias sem escrever um post positivo, de apoio ao clube, ou dando destaque a algumas das muitas coisas boas que acontecem  no mesmo. Posts que se sentem que vêm do coração. Mas isso, como já disse, não é só ser Anti Vieira, é ser Anti-Benfica. Exemplos desses temos alguns, como um blog que dá pelo nome de "ser benfiquista". Se aquilo é de alguém que ama verdadeiramente o Benfica, então eu sou portista.

BENFICA SEMPRE!!

6 comentários:

Anónimo disse...

e és portista - lá é que o presidente é Deus. no benfica sempre exigimos mais - dos atletas, dos treinadores, do presidente. se deixarmos de exigir mais e melhor, deixaremos de ser um clube grande.

ser contra a pessoa vieira só porque sim, isso não, aí tens toda a razão. isso é estúpido, tal como aqueles que são pro-vieira, "só porque sim". mas eu só posso falar por mim. apoiei vieira, votei vieira, mas vieira não está acima do benfica e por isso também não é imune a críticas - e ele fez muito por merecê-las. só de pensar como ele antecipou as últimas eleições... fico furioso.

Carlos Alberto disse...

O anti Vieirismo nasceu no antro serbenfiquista.com alimentado profissionalmente.

Não penses meu caro Berrante que é coisa de miúdos que, porque lhes deu na cabeça são contra o Vieira e que até morreriam com falta de ar se o Presidente amanhã viesse dizer esta frase na BenficaTV. "Inspirem - Expirem".

Tal como o governo tem bloguista ao seu serviço também os 'interesses ilegitimos' os têm. E é tão fácil perceber quem são eles...

O Vieria faz asneiras? Então não faz e não são poucas!!! Haveria alguém melhor que ele? Duvido!!!!

JNF disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
JNF disse...

Caro Berrante, peço que elimines o comentário acima deste, que é de alguém que se fez passar por mim. Não sou eu, eu não assino os meus posts sem ser com a conta google.

Muito obrigado e cumprimentos.

Benfica Sempre!

JNF disse...

Quanto ao post, quero destacar isto:

"Quero deixar bem claro (várias vezes senti que fui confundido) que eu não sou e nunca irei ser anti Vieira. Não por ser o Vieira, mas por ser o actual presidente do Benfica. Não concebo a ideia de ser assumidamente contra alguém que tem a honrosa tarefa de defender o Benfica e os seus adeptos. Para mim, ser Anti Vieira assumido é ser em parte Anti Benfica. Ser Anti é estar do contra e desejar o insucesso de alguém. É querer ver alguém cair, em vez de o ajudar a melhorar. Posso estar a ser um pouco dramático, mas esta é a visão que tenho deste fenómeno. Quer isto dizer que não concebo também a ideia de se criticar algumas das suas opções? Obviamente que não, principalmente das que mais ligadas estão com a parte desportiva."

Estamos, bloggers, entre a espada e a parede: quem critica Vieira é logo apelidado de "mau benfiquista" e "anti-benfiquista" e outros disparates, quem elogia Vieira é um "lambe-botas", "beija cús", etc. Não há capacidade, de muita gente, em compreender que o bem do Benfica passa por elogiar quando se faz bem e criticar quando se faz mal, com o objectivo de construir e não destruir.

Imagina que já fui apelidado de "carneiro" e "anti-Vieira", as duas tão opostas em pouco tempo.

http://eternobenfica.blogspot.com/2010/08/criou-se-um-mito.html

http://eternobenfica.blogspot.com/2010/09/10-anos-10-obras.html

Vieira já fez muito pelo Benfica, mas não será presidente ad eternum. Porque já devia ter saído para deixar alguém com outras competências e outras capacidades (que Vieira não tem, mas que essa pessoa não teria, provavelmente, as capacidades de Vieira para salvar o clube) para liderar o Benfica. Vieira arrisca-se a seguir o percurso de Salazar. Nos primeiros anos merece os louros, o mérito é todo dele, mas se seguir alguns caminhos pode deitar tudo a perder.

Jotas disse...

Meu caro, concordo na plenitude contigo e confirma-se que existem blogs de ditos benfiquistas que falam tão mal de todos, batem tanto e pedem tantas cabeças, que nem preciso ir a blogs dos rivais para ver o mal que dizem do Benfica, pois batem-nos aos pontos.
Lancei mesmo em alguns o desafio, de que já que são imunes ao erro e roçam a perfeição, que façam uma lista e se candidatem a presidente do clube.