06/05/2011

O que poderá ser pior...


... Para uma equipa, do que estar abatida fisicamente?

- Só mesmo estar abatida física e mentalmente ao mesmo tempo.

Esta foi a hecatombe. Pese embora o nosso apoio e manifestações de esperança, começava a ficar claro como água para os atentos que, jogo após jogo, estávamos na corda bamba tentando manter uma réstia de equilíbrio para retardar a queda. Um benfiquista acredita sempre, mesmo quando já vai em queda livre, e continua a apoiar. Mas o benfiquista também sente.

Se no fracasso da condição física facilmente são identificáveis culpados - ou são os preparadores, ou os jogadores por falta de profissionalismo -, já no estado anímico, para quem está de fora daquelas quatro paredes, é mais complicado. Escrevi neste blog que compreendia uma possível baixa de confiança da equipa após tantos e tão fortes murros no estômago que levou, no entanto esperava uma resposta à altura por parte dos dignos campeões 09/10 - jogadores e treinadores. Escrevo agora que não compreendo, de todo, este constante e aflitivo queimar de bola nos pés que tende a piorar. A equipa passou de ser um conjunto confiante, com chama e crença, para um conjunto em constante tremideira, sem ligação de jogo e com medo de a ter, sem ideias, sem conseguir criar jogadas e por vezes nem quarto passes seguidos fazer. Passámos repentinamente a ser uma equipa nervosa e descontrolada. Ora, tudo isto, de repente, não pode derivar apenas do cansaço ou dos jogos perdidos. Aquelas cabeças precisam de férias urgentemente, parece que vão entrar em esgotamento. Quanto à direcção: Deve esta, em conjunto com o staff técnico e sem tirarem as devidas responsabilidades aos atletas, perceberem o que de errado fizeram para que os jogadores chegassem a este ponto. Para mim não restam duvidas de que algo aconteceu. Falo obviamente dos melhores jogadores, porque os outros, que não são um nem dois, terão de sair para dar lugar aos próximos de quem se espera mais. Será que ainda há condições para a actual direcção o fazer? A vida está complicada para o Benfica, para os benfiquistas, para Jesus, mas também para o presidente LFV, que com as fragilidades mostradas esta época a vários níveis, viu quanto a mim o seu lugar ficar, também ele, fragilizado.

P.S. - Não é novidade na minha vida, mas este será mais um sono perdido na tristeza benfiquista, agarrado à nossa gloriosasfera na tentativa de perceber como até aqui chegámos. Não digo os nomes dos blogs para não me esquecer de alguns, mas deixo o meu obrigado a todos. De uma maneira ou de outra, todos ajudam.

BENFICA SEMPRE!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Estamos todos tristes.

Viva o S.L. Benfica!!!