27/01/2011

Rio Ave 0 - 2 Benfica. O caso da época

Apesar da tentativa de dar uma boa réplica por parte do Rio Ave, o Benfica começou com vontade de pegar no jogo e dominá-lo o mais possível. Passavam poucos minutos de jogo, quando na sequência de um lance inofensivo pelo ar, o Rio Ave beneficiou de um penalti no mínimo forçado. Júlio César defendeu a penalidade brilhantemente e com isso empolgou toda a equipa, que a partir daí partiu para uma excelente primeira parte, com o habitual bom futebol e algumas oportunidades. Foi ainda no primeiro tempo que se deu aquilo a que eu chamo de o caso da época - foram marcados penaltis a favor do Benfica... Na Taça De Portugal. Nada melhor para tentar calar os benfiquistas da revolta perante a actual liga da mentira, do que marcarem uns penaltizitos a nosso favor numa prova de menor dimensão. Enganam-se! Não é por nos terem assinalado três penaltis num jogo, que nos vamos esquecer da quantidade industrial de penaltis que ficaram por assinalar na Liga. Beneficiámos do primeiro penalti, também ele duvidoso, num lance em que a bola parece ter tocado no braço de um adversário, mas Cardozo acabou por desperdiçar. No segundo, bem assinalado, Cardozo não brincou e desta feita fuzilou as redes do Rio Ave, dando a vantagem merecida ao Benfica, que poderia já ter chegado em qualquer uma das boas jogadas encarnadas. O resultado ao intervalo era justo, mas tento em conta as recentes segundas partes de menor intensidade benfiquista, podia não ser suficiente. Desta vez foi diferente. A segunda parte, quando a mim, foi bem melhor e mais tranquila do que as dos últimos jogos. O Benfica recuou mais as suas linhas, mas manteve a intensidade e um futebol agradável. Fomos coesos a defender, criativos e rápidos a atacar. Podíamos ter alcançado a tranquilidade por diversas vezes em contra-ataques de belo efeito, mas ela acabou por chegar só a poucos minutos do fim, em mais um golo de Óscar Cardozo. Nota ainda para um penalti, novamente bem assinalado, que David Luiz (seria o golo da despedida?) acabou por falhar. David Luiz fez uma extraordinária exibição,diga-se. Foi um bom jogo do Benfica, em que mais uma vez o resultado pecou por escasso.

  • Notas Positivas: David Luiz (soberbo), Julio César (grande jogo, mostra que é opção) Saviola (excelente, merecia o golo), Fábio Coentrão (alta rotação), Aimar (indispensável), Cardozo (mais dois golos), Luisão (seguro), Salvio (cumpriu), Gaitán (exagerou, mas jogou bem).
  • Notas Menos Boas: Maxi Pereira (falhou algumas vezes), Carlos Martins (parece que entra cansado nos jogos, fez um bom passe, mas andou parado no meio-campo).

Para o futuro: Jesus devia pensar seriamente em jogar com Airton mais vezes, principalmente em jogos difíceis, nem que para isso fosse preciso mudar o sistema de forma a jogar com o Javi Garcia ao mesmo tempo. Airton é, de longe, o melhor médio a destruir jogo do Benfica e pode ser importante em muitos jogos. A equipa parece estar confiante, as jogadas começam a sair cada vez melhor, é assim que devemos continuar.

BENFICA SEMPRE!!

Sem comentários: