17/01/2011

Académica 0 - 1 Benfica. Poupança e roubalheira

Uma vitória importantíssima, mais importante do que a exibição. Num jogo com duas partes distintas e muitos casos, o Benfica encerrou de forma 100% vitoriosa uma serie de dois jogos fora. Os três pontos foram o mais importante.


Entrámos bem no jogo, a comandá-lo, a criar oportunidades de golo e sem conceder grandes chances ao adversário. Marcámos num lance em fora-de-jogo, mas depois disso foi um-sem-fim de roubalheira contra nós - dois penaltis por marcar e um critério de faltas no mínimo asqueroso nos minutos finais do encontro. Ainda na primeira parte, curiosamente ou talvez não, o Benfica passou a jogar pior depois de se encontrar em superioridade numérica. Pelas oportunidades criadas, pelas despesas da partida, pela qualidade posta no jogo e pela superioridade no mesmo, o resultado ao intervalo era talvez escasso, mas aceitava-se devido à perca de rendimento após o vermelho ao homem dos estudantes. Na segunda parte a equipa entrou desde cedo em modo de poupança. Deu a sensação que os jogadores do Benfica acharam que o jogo estava na mão, que bastava deixar o tempo passar e que o adversário não tinha valor para dar a volta. Errado! Não só o adversário tinha valor, como mesmo que não tivesse, podia sempre haver o factor sorte numa bola parada, um ataque esporádico, etc. Acabámos por estar sólidos defensivamente na maior parte do tempo, com um ou outro sobressalto. A vitória foi justa, mas poderia ter sido mais fácil.

  • Notas Positivas: Coentrão (máquina de guerra), Luisão (já não é só patrão, é dono), Roberto (grande defesa, valeu pontos), Gaitán (eficaz na ala, mostra melhorias a defender), Salvio (poderoso), Carlos Martins (esteve bem).
  • Notas Menos Boas: Sem ninguém ter estado particularmente mal, é de referir o jogo apagado dos nossos dois avançados e a fraca qualidade de passe longo de Airton, mas todos eles acabaram por cumprir.

Para o Futuro: O Glorioso não pode adormecer nas segundas partes desta forma. Temos dito nas nossas crónicas que já não há lugar para baixas de rendimento, agora é só carregar. Não podemos estar dependentes do factor sorte, ou esperar que o adversário cresça no jogo para aproveitar um erro seu. O Benfica tem mais do que capacidade para ir para cima e procurar matar os jogos.

BENFICA SEMPRE!!

1 comentário:

Jotas disse...

Um jogo com fases bem distintas, um início muito forte do Benfica, com variadas situações de golo para matar o jogo e uma outra fase marcada por um perigoso adormecimento da equipa e que podia ter saído bem caro, porque com um resultado magro, nunca se pode menosprezar o poderio do adversário, mesmo quando este está reduzido a 10 unidades, valeu por isso o resultado que foi o mais importante.