15/09/2012

Estamos na m€rd@, mas nem tudo é mau


Tenho a certeza que o assunto já foi mais do que rebatido por essa internet e, embora saiba que pouco ou nada vou acrescentar ao tema, não o posso deixar passar sem deitar cá para fora alguns pensamentos, provavelmente irracionais.

Defendi aqui o Luisão até onde me foi possível e ás vezes impossível, por dois motivos: primeiro, porque acredito que o dever de um Benfiquista é defender os seus perante tudo o que nos rodeia -- que, como sabemos, é bastante -- mesmo quando eles prevaricam e eventualmente mereçam castigos; e segundo, porque apesar de reconhecer que o capitão devia ter evitado o encosto, ninguém me tira da cabeça que o castigo deve-se em grande parte à desonestidade do elemento que tem por obrigação ser o mais honesto em campo. Com um juiz e homem sério seria um lance para vermelho directo, morrendo ali o caso. Assim não foi. O capitão apanhou dois meses.

Tudo isto mexe com o subconsciente do adepto. São as perdas em sectores já antes desequilibrados; a falta de substitutos à altura para as mesmas e também de alternativas credíveis para outras posições identificadas; são as exibições que
vão mostrando as mesmas fragilidades do passado; é a desconfiança a crescer entre os adeptos; e agora a baixa de Luisão. Perante tanto factor desmoralizador, ainda pensar que pagámos 5M€ por um avançado de 29 anos que já não passa
de interessante, isto depois de emprestarmos Mora, Nelson e cedermos Saviola
a custo zero, é de um homem baixar a cabeça e dizer "estamos na merda".

Mas se calhar nem tudo é mau. Quem sabe se não iremos assistir à afirmação
definitiva de Miguel Vítor, ou ao aparecimento de um novo Jardel que não meta cinco bolas nos pés dos avançados contrários em cada jogo.

BENFICA SEMPRE!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Vou escrever, caro Berrante, usando não o subconsciente mas o consciente.
Desde logo, dizer que discordo totalmente do castigo aplicado a Luisão. O que o jogador fez não era merecedor de semelhante palhaçada.
O relatório elaborado pela clínica alemã foi claro: o homem (apitador) não mostrava sintomas nem lhe foi diagnosticado algo que justificasse a tal palhaçada. O tal apitador recusou mesmo uma inspecção a fazer por uma junta médica.
Isto é sintomático.
Posteriormente, um conceituado clínico português - que nem é benfiquista - afirmou, conhecedor de todos os pormenores, não haver motivo para que o apitador tivesse caído, muito menos desmaiado.
Ainda assim, o Conselho de Disciplina da FPF, optou por castigar Luisão com dois meses.
Este castigo tem efeitos a nível nacional mas, como a FIFA terá uma última palavra, pode acontecer que Luisão seja também castigado a nível internacional. Contudo, no imediato, a suspensão limita-se aos jogos das provas nacionais.
E digo claramente que não vale a pena o Benfica recorrer porque, com a lentidão da Justiça em Portugal, corria-se o risco de ver despachado o recurso dois meses após o mesmo.
Faço-me entender?

Quanto à perda de um jogador numa defesa que já de si anda rota, não se justificam grandes considerações. Apenas dizer que há muito a gestão do futebol benfiquista anda a ser feita em cima dos joelhos e nos corredores dos interesses, sabemos de quem.
Não ganhamos nada em chorar sobre leite derramado. Agora, caros Jorge Jesus e Luis Filipe Vieira, apetecia-me obrigá-los a serem vocês a vestir o equipamento e alinhar, dentro das quatro linhas. Quem sabe não fariam melhor figura, mesmo não acertando uma, do que têm feito na gestão do plantel!?
Não há insubstituíveis. Em vez de Luisão, jogará outro. Jardel, Miguel Vitor, eu ou um dos distintos comentadores que costumam ter solução para tudo.

Não "estamos na merda", caro Berrante.
Estamos sujeitos aos desígnios de meia dúzia de incompetentes que têm cola nos pés e teimam em fazer o que é melhor para os seus bolsos e não para o Benfica.
Também me faço entender, presumo.

É bom lembrar a esses mentecaptos que o Benfica é um dos maiores Clubes do Mundo. Que os homens passam mas o Clube fica. E que não deve, o Clube, continuar a viver das ridículas decisões de quem não sua nem sofre pelo Clube.

Ergamos a cabeça e apoiemos o nosso Benfica.
Esta gente que anda a viver à custa do S.L.Benfica não é imortal.
Nem sequer ocupam lugares vitalícios.

Cumprimentos orgulhosamente benfiquistas.

Jotas disse...

Sinceramente, tenho esperança e julgo que se deve exigir isso, que os jogadores, treinadores, direcção, se unam, dêem as mãos e façam destes ataques de quem nos quer enfraquecer uma força enorme que faça com que no fim da época lhes possamos dedicar o título. É o meu desejo e não aceito que a equipa não se una fortemente em torno do seu capitão. Isso é a mística.
Caro Berrante, concordo consigo, porque mais que o castigo do Luisão, o que me custa ver é a impunidade do árbitro

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
SC disse...

Luisão esta para jogar e não para ter aquelas atitudes daquelas..já para naõ falar dos sorrisos desapropriados que se seguiram..
Por mim era os dois meses sem receber..
Venha o Sidney..

De Todos Um!!

Berrante De Encarnado disse...

Anónimo obcecado em blogues do Benfica,

Se não tem nada mais interessante para escrever a não ser repetir vezes sem conta os mesmos comentários banais, com as mesmas provocações banais, por favor evite comentar. Não me obrigue a fazer o que não gosto, que é apagar comentários ou passar a moderá-los. E repare, não é que as suas provocações absolutamente banais e velhas façam mossa, apenas torna-se repetitivo ter que perder 1 segundo que seja a olhar para algo que todo o mundo está farto de ver há anos e que já ninguém liga. Se ao menos tivessem piada...

Obrigado

Cumprimentos Benfiquistas

Berrante De Encarnado disse...

Caro Observador,

Faz-se entender sim, e muito bem, como aliás é seu costume. O seu comentário vem de encontro ao que eu escrevi no post, como tal só posso subscrevê-lo.

Caro Jotas,

Pois só isso ainda me vai dando algum alento e esperança -- que haja um grito de revolta perante as contrariedades, coisa que em abono da verdade não tem sido costume nos últimos anos.

Caro CS,

Todos sabemos que o capitão esteve mal, assimcomo todos sabíamos que, depois do circo montado pelo árbitro, seria quase impossível escapar a um castigo por mais reduzido que fosse. O que revolta neste caso é sabermos que o árbitro foi desonesto ao simular ter sido barbaramente agredido e desmaiado. Ele caiu porque quis cair, transformando assim um lance que seria para morrer com um vermelho, num castigo de dois meses ao Luisão. Como pode alguém que ame o Benfica não se sentir revoltado com isto?

Cumprimentos Benfiquistas

Conversa Fiada disse...

Caro Berrante, ninguém no seu perfeito juízo e não tem uma venda ou palas nos olhos concorda com o castigo ao Luisão.

Agora, certo é que os jogadores têm que parar com estas atitudes.

Primeiro, porque de nada lhes vale ir protestar com um árbitro que já decidiu.

Segundo, porque quem viu aquele bocado de jogo que se disputou, via que o árbitro só marcava faltas contra o Benfica, os alemães distribuíam pau à fartazana e ele fazia vista grossa.

Agora pergunto: quem sai prejudicado no final? o Benfica!
Acredito que o Luisão não esteja contente com o castigo que lhe foi aplicado mas o maior prejuízo quem o sofre é o clube.

Se essa atitude ainda viesse de um miúdo ainda se poderia perceber, agora de um jogador experiente?

Porque raio eles insistem nessas atitudes e protestos? será que não perceberam ainda que isso não é da competência deles?

A direcção está lá para isto, se formos roubados, a direcção que proteste no fim do jogo, os atletas estão lá para jogar.

Anónimo disse...

berrante: és um bocadinho cromo, não és?

Berrante De Encarnado disse...

Sou

Anónimo disse...

Dão-me vontade de rir certos comentários.
Mas ainda bem que me dão para rir. Se assim não fosse, lá teria que ser bruto, muito bruto, e tratar alguns comentadores como bestas.
O que daria trabalho ao caro Berrante pois seria chamado a moderar ou censurar os comentários.

Caro 'Conversa Fiada', o seu nick está muito bem colocado.
Parabéns para o padrinho. Mas sugiro-lhe uma reciclagem mental.

Anónimo de 16 de Setembro de 2012 13:40, apesar de não ter procuração do proprietário deste blogue, gostaria de, primeiro, lhe perguntar se sabe o significado de cromo.
Agora que já o tramei, vou virar-lhe as costas.
Tenho mais que fazer e não tenho paciência para tresloucados cobardes.

Cumprimentos benfiquistas.