25/08/2012

Eu sei que custa


Mas alguém tem que o escrever - pode ser que ajude a abrir os olhos a Jesus.

O Porto continua a ser mais equipa do que nós, o que é triste, pois temos plantel suficiente para sermos tão ou mais fortes do que eles. Por "mais equipa" entenda-se um conjunto mais equilibrado; que está melhor preparado para competições de regularidade; que não se deixa surpreender por todo e qualquer contra-ataque de equipazecas mais atrevidas; que tem um meio-campo composto, em quantidade e qualidade, por jogadores que incomodam verdadeiramente a manobra ofensiva dos adversários e que recuperam bolas atrás de bolas; e que, apesar de jogar só com um avançado, tem uma dinâmica que lhe permite criar várias oportunidades
de golo sem se desequilibrar defensivamente em demasia.

É verdade que não sou um grande entendido em futebol, mas será preciso tirar um curso na Holanda para perceber que o nosso plantel está descaradamente talhado para 4-5-1, 4-2-3-1, 4-3-3 ou lá como raio quiserem chamar à táctica?

Eu gosto de Jesus e acho que ele trouxe a vida que há muito faltava ao Benfica. Porém, caso o Mister continue a insistir neste futebol desequilibrado, que não tira o melhor proveito dos nossos jogadores e que tão maus resultados tem dado em jogos importantes, acho que corre o sério risco de num futuro próximo ver alguém chegar ao Benfica e dizer: "comigo este plantel vai jogar o dobro, e se calhar o dobro é pouco".

BENFICA SEMPRE!!

19 comentários:

Anónimo disse...

Dar quatro a uma equipa que empata com os lagartos esfomeados é motivo de elogio?

Rui Prado disse...

Eu vou ter de discordar. Eles podem jogar assim. Nós não.

Basta eles terem um adversário que não abra as perninhas e um árbitro que não desbloqueie um jogo e é logo um problema para marcarem um golo. Ainda hoje pouco jogaram. Para mim tanto uma equipa como a outra foram miseráveis. E quando este Porto voltar a apanhar um City, um Zenit ou até um Apoel não vai vencer e pode até sair goleado em alguns casos.

O Benfica em muitos jogos, principalmente no futebol português tem de arriscar. Se não arriscar cria poucas oportunidades e isso para nós é fatal.

71460_5/8 disse...

Impressionante como um jogo permite a alguns terem tantas certezas...

wishmaster disse...

Detesto dizer isto, mas o autor do texto está certo.

O Porto permite muito menos oportunidades de golos do que nós, e por isso ganhou o último campeonato. Nós, por nossa vez, cada jogo na Luz iniciava com um 0-1.

O nosso meio campo é menos preenchido e depois usamos laterais que são praticamente extremos. Estamos sempre sujeitos, e a nossa dupla de centrais não é propriamente rápida.

Tudo isto se resolveria se os jogadores estivessem mais próximos em campo, mais disciplinados de forma a encurtar o terreno, porque com o plantel que temos (falta um lateral, não um extremo adaptado como Eliseu) é de exigir títulos.

Berrante De Encarnado disse...

Obrigado pelos comentários apesar de discordarem do que escrevi, o que é sempre bom numa perspectiva de troca de ideias.

Caro Anónimo,

Este post não teve como objectivo elogiar os Andrades, mas sim lamentar o facto de o nosso Benfica não praticar um futebol tão equilibrado como o deles. Acredito que temos plantel para isso. Sei que estas comparações custam a qualquer um de nós, mas por outro lado são as que nos fazem pensar mais.

Caro Rui Prado,

Até concordo com algumas coisas que o meu caro escreveu, mas, por mais que eu tente e deseje - e acredite que desejo -, não consigo ver essa pobreza toda de que fala. Vejo uma equipa competente e acima de tudo equilibrada. Sem Hulk talvez fique diferente.

Caro 71460_5/8,

Certezas é lógico que nenhum de nós as tem. Se as tivesse certamente não estaria aqui a escrever alarvidades a esta hora. Vou tendo ideias, percepções e coração que, infelizmente, vão-me dizendo que neste momento não somos uma equipa tão coesa como a deles. Deus, juntamente com o seu "filho", queiram que o meu estado de alma mude brevemente.

Cumprimentos Benfiquistas a todos

Berrante De Encarnado disse...

Caro Wishmaster,

Concordo que o facto dos nossos centrais serem lentos ajuda à festa. Mais um motivo para termos outra abordagem táctica, pelo menos, nos jogos com grau de dificuldade mais puxadote, que, diga-se, não são apenas 6 por época ao contrário do que se possa pensar.

Cumprimentos Benfiquistas

Red disse...

Saudações Gloriosas,
Caro Berrante, discordo com esta forma de pressão incondicional sobre o JJ, para mim é compreensível até certo ponto pelo tempo já cá esta e a trapalhadas que já cometeu, a paciência vai se esgotando com peripécias consecutivas, mas também tenho que dizer que é um exagero entrar neste espírito derrotista que só quer arranjar culpados, com um jogo de liga feito.

Um jogo que tivemos azar, e o JJ foi um pouco infeliz nas opções, para mim este Guimarães não vai ser nem de perto nem de longe tão mansinho contra o SLB como foi contra os javalis, como andam a precisar de trocos deve ter entrado algum, lutaram mais contra os lagartões.

Espero sinceramente que amanhã seja um bom jogo sem invenções por parte do JJ, como por parte dos jogadores e que mostrem o valor que têm.

Berrante De Encarnado disse...

Caro - e amigo - Cometa,

"Caro Berrante, discordo com esta forma de pressão incondicional sobre o JJ"

- Forma de pressão? Até parece que o meu amigo não me conhece pessoalmente. Daqui saí tudo do coração e sem segundas intenções, como bem sabes. Para mais, este é um blogue sem expressão no mundo do futebol. Não estou a pressionar; estou com receio de ver o Benfica dos últimos dois anos.

"Espero sinceramente que amanhã seja um bom jogo sem invenções por parte do JJ, como por parte dos jogadores e que mostrem o valor que têm."

Também eu, meu caro Cometa, também eu espero. É o que mais espero na verdade.

Cumprimentos Benfiquistas

Anselmo Damásio disse...

O porto joga sempre contra equipas que lhe facilitam a vida, e estou a dizer isto sem ter visto o jogo de ontem.
Enquanto o Benfica joga contra equipas que se esfolam todas para lhe complicar a vida.
Mas espere as equipas são as mesmas, porque será que isto acontece?
- QUanto ao JJ acho que já não tem emenda, por isso estou a aguardar ansiosamente pelo dia em que ele dirá adeus ao estádio da Luz. Os últimos 2 anos e o inicio desta época mostram mais do mesmo, um gajo teimoso e casmurro que não reconhece os próprios erros e que tem prejudicado o Benfica a torto e a direito.
SAUDAÇÕES GLORIOSAS

Hugo Martins disse...

Se gostas tanto que tal te fazeres sócio da corrupção e mudares-te para lá?!? Pode ser que assim deixes de fingir que defendes o BENFICA...

71460_5/8 disse...

se não tens certezas, então ainda custa mais ver um benfiquista fazer elogios fáceis a um rival...

e por causa destas e doutras que eles podem oferecer putas e vinho verde até comprarem campeonatos que mais tarde ou mais cedo alguém esquece-se como eles equilibram os plantéis tão bem!

PS: já repararam como o Coentrão anda debaixo de um fogo estúpido em Espanha? lá como cá alguém tem de ser queimado!

Jotas disse...

Tudo isso é verdade, mas basta olhar para o grande vilas boas e logo se percebe como é fácil ser campeão no porto e a revelação do porquê do Benfica não ganhar mais vezes.

Anónimo disse...

O TRI é nosso. A jogar como ontem com o Guimarães não há hipóteses. O benfiquinha até treme. Somos melhores.
Carrega PORTO.

Anónimo disse...

Continua a vulnerabilidade do blogue aos vírus, caro Berrante?

Cumprimentos benfiquistas?

Berrante De Encarnado disse...

Hugo Martins,

"fingir que defendes o Benfica"?

- Deve ser a primeira vez que entra neste blogue. Só pode! É, eu devo ser um Andrade disfarçado ou algo do género.

Caro 71460_5/8,

Já escrevi que não se trata de fazer elogios ao rival, mas sim de lamentar não sermos tão equilibrados como eles. Custa, diz o amigo? Eu sei que custa, daí o título do post -- Já esperava estas reacções. Escrevi Pelo Benfica. E 71460_5/8, de putas e vinho verde estou farto de escrever e assim continuarei. São coisas distintas.

Caro Jotas,

Concordo, tudo isso são verdades, quer o que eu escrevi, quer o que amigo escreveu.

Caro Observador,

Parece que sim. Eles divertem-se cá no recreio. É deixá-los.

Cumprimentos Benfiquistas a todos.



71460_5/8 disse...

Caro Berrante,

de facto custa-me ver elogios fáceis a um rival. e por ter considerado um elogio fácil, queria dizer que não concordo. não concordo que eles estejam mais equilibrados. eu pelo menos ainda não consigo dizer isso com 3 jogos decorridos em que eles ganharam nos descontos contra a Académica, empataram com o Gil e ganharam a uma equipa que conseguiu empatar contra o Sporting que por agora anda a perder em casa com o Rio Ave... sinceramente não consigo perceber como se pode dizer que eles têm um plantel mais equilibrado. são opiniões. acho que não estou a dar tanto crédito ao Porto e tanto descrédito ao Benfica. se calhar porque concordo mais com as opções do Jesus.

Berrante De Encarnado disse...

Caro 71460_5/8,

Eu não escrevi plantel, mas sim equipa.

Escrevi também que era triste porque considero, precisamente, que temos plantel para sermos tão ou mais fortes. Quando digo fortes não falo apenas em marcar golos.

Repito: Eu sei que custa. Fui eu quem escreveu e também me custou, por isso digo-lhe que compreendo. Se de cada vez que eu fizesse um post destes o Benfica ganhasse por goleada, não me importa de fazer um todas as semanas ;))

Cumprimentos Benfiquistas

71460_5/8 disse...

Estou algo baralhado :S

De facto falaste em equipa, mas também falaste em conjunto mais equilibrado. O que me fez pensar nas individualidades do conjunto e não na soma das partes ;)

Falas então da táctica das equipas? O 4-3-3 do Porto é melhor que o 4-4-2 do Benfica? E será que os sistemas são tão diferentes ou será que os interpretes é que são mais diferentes? Para mim isto é uma falsa questão como sempre foi. Já vi equipas com 3 médios defensivos terem dinâmicas ofensivas muito boas e equipas com 4 avançados a não conseguirem criar ocasiões de golo. Quantidade não é sinonimo de qualidade. E para mim os problemas defensivos do Benfica não são uma questão de quantidade mas sim uma questão de disposição. Já vi um Etoo a ser um excelente defesa direito. É que o Benfica jogou com 4 médios (incluindo os extremos) e por isso só há um problema se os jogadores não se disporem a defender.

Será que o Braga criou assim tanto caudal ofensivo que justificasse os dois golos, ou será que estes surgiram porque toda a defesa estava num dia não? E será que o Benfica não criou mais do que ocasiões para marcar mais que os dois golos que marcou?

Berrante De Encarnado disse...

Caro 71460_5/8,

Quando escrevi conjunto, referia-me ao onze que entra em campo.

Para mim também era uma falsa questão, quando tínhamos Ramires que apoiava e de que maneira o Javi.

O meu problema com este sistema não é só em termos de dinâmica ofensiva, apesar de esse também ser um problema quando jogamos contra equipas mais fortes. É um problema também em termos defensivos.

É a minha opinião tendo em conta as características dos jogadores que mais vezes jogam. Quanto havia Ramires e David Luiz, tudo era diferente.

Cumprimentos Benfiquistas