02/11/2011

ESTRANHO


Ponto prévio: Venho elogiando a forma madura como o Benfica controla os jogos na Champions, mas uma coisa é controlar um jogo quando estamos a ganhá-lo, outra completamente diferente é sofrermos o golo do empate num jogo em que os três pontos carimbavam a nossa qualificação, e daí até final ficarmos a ver um adversário que estava ao nosso alcance jogar a passo como se estivéssemos satisfeitos com o resultado. Não gostei, nada! Posso mesmo dizer que me custou ver a segunda parte.

Foi um jogo em tudo estranho. Estranho, porque é a terceira vez consecutiva que a equipa entra bem, rápida, pressionante, a marcar cedo, e sem que nada o justifique - pelo menos nada o devia justificar - vai caindo aos poucos na primeira parte até acabar por cair abruptamente na segunda. Estranho, porque não se percebe que com uma passagem à próxima fase em jogo o Benfica tenha passado a segunda parte inteira sem fazer o mínimo de pressão sobre o adversário. Estranho, porque fomos tão macios e passivados depois do golo sofrido que chego a ficar na dúvida se foram ordens técnicas em função da classificação, ou se foi simplesmente o estoirar físico. Se foram ordens técnicas é estranho, porque não tentarmos acabar com a fase de grupos hoje, em nossa casa, perante um adversário bom mas acessível, vai-nos obrigar a esforços redobrados e maior pressão psicológica, para além de evidenciar alguma falta de ambição. Se foi o estoirar físico também não deixa de ser estranho, uma vez que Jesus tem feito, dentro do possível, uma boa rotação.

Nos últimos três jogos deixámos algo a desejar, não conseguindo em nenhum deles 90 minutos equilibrados. Vamos entrar numa fase em que se aproximam jogos com grau de dificuldade elevado, está na hora da equipa técnica dar um abanão nestes jogadores no sentido de os puxar para cima física e mentalmente, porque com tanta passividade e falta de fulgor é mais complicado ganhar. Espero sinceramente que o melhor esteja para vir. Ou por outra, que o pior já tenha passado.

Individualmente: Não estarei longe da mais pura das verdades se disser que, à excepção de Rodrigo e Luisão, todos os outros estiveram abaixo do esperado. O miúdo Martins cumpriu. Nota: Bruno tem vindo a baixar de rendimento. Nada tenho contra ele, pelo contrário, mas perante esse cenário talvez Nolito merecesse mais oportunidades.

BENFICA SEMPRE!!

7 comentários:

Manuel disse...

O marcar cedo faz mal á mente. Temos ainda de crescer mentalmente. Ganhar consistência.

Berrante De Encarnado disse...

Sim, no aspecto mental também não estivemos no nosso melhor, mas acima de tudo o que mais impressionou pela negativa foi a passividade em termos físicos na segunda parte. Não quero abusar muito nas "refilices", mas houve momentos no segundo tempo, depois do golo sofrido, em que a postura do nosso colectivo em campo foi algo embaraçosa para um jogo em casa, perante os sócios que à chuva foram à bola. Ordens ou estoiro?

Ontem, pela primeira vez desde há muito tempo, senti bastante a falta de Saviola, principalmente depois de Aimar sair. Apesar de tudo penso que Saviola ainda faz falta ao Benfica, para além de ser o avançado que melhor sabe jogar com Cardozo quando Jesus quer apostar em dois avançados. Mas que Saviola teremos? - Essa é a questão. Sinto falta de um Saviola em boa forma.

Cumprimentos benfiquistas

Anónimo disse...

ate o resultado pareceu ser combinado esses futebois estao cada vez pior va la se clhar apostaram todos no empate e ganharam mais uns milhoes

Bruno Pereira disse...

Eu estive lá e custou muito ver o Basileia a circular a bola e nós a não pressionarmos...

http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com/2011/11/uma-ver-go-nha.html

Anónimo disse...

Realmente não foi das exibições mais bem conseguidas.

Não se pode estar sempre no topo e em alta rotação.

Se me é permitido anexo Witsel à lista dos melhores em campo.

Anónimo disse...

OK, AGORA A BOLA É TUA!... O passatempo Posse de bola dá-te a partir deste momento a oportunidade de, daqui a menos de um mês, estares em Manchester a ver o "teu Benfica" jogar!... e o melhor? Vais no mesmo avião que a equipa!
Inscreve-te já! http://www.possedebola.com/ https://www.facebook.com/possedebola

Jotas disse...

Confesso que saí ontem preocupado do Estádio da Luz, não pelo resultado, até porque em termos meramente desportivos e tendo em conta o objectivo do apuramento, não sendo excelente não foi negativo e deixa o Benfica a depender apenas de si, mas sim pela incapacidade que em muitos momentos do jogo a equipa demonstrou, até porque ao contrário do que alguns dizem, acho este Basileia uma equipa banal e não tenho dúvidas que um outro Benfica, ganharia facilmente.
Preocupado, porque essa incapacidade também não me parece ser de agora, desde o jogo de Aveiro que me parece ver um Benfica em quebra, oxalá esteja enganado agora que se avizinha um ciclo que poderá decidir toda uma época.