02/08/2011

Primeiro grande teste


A primeira mão com o Trabzonspor na Luz foi o nosso primeiro teste oficial. Era um jogo de alto risco em que, mais do que jogar bem, o fundamental era ganhar sob pena de iniciarmos o ano da pior maneira possível do ponto de vista anímico e desportivo.
Com alguma dificuldade - jesus falou em maturidade, a mim pareceram-me dificuldades perfeitamente identificáveis - o Benfica passou, mais do que merecidamente, no teste.

Mas aquele acabou por ser essencialmente um teste à capacidade ofensiva e individual do Benfica, já que o adversário apostou claramente numa estratégia de contenção e por vezes até anti-jogo, limitando as suas acções atacantes a pouco mais do que bolas nas costas dos nossos Centrais e, a espaços, alguma posse de bola sem progressão com o objectivo de adormecer o jogo e retardar ao máximo a perda da redonda.

O jogo de amanhã, na minha opinião, será o nosso primeiro grande teste.
Um teste onde vamos encontrar um adversário que vai querer ganhar, que vai tentar pressionar-nos mais do que nós a eles, e ao contrário do que aconteceu na Luz, vai pôr à prova o nosso equilíbrio enquanto equipa.
E foi aí que falhámos nas adversidades - no equilíbrio táctico, físico e por vezes emocional - ficando sempre a sensação de que só sabíamos jogar de uma forma, e quando as circunstâncias dos jogos nos obrigavam a outro tipo de abordagem aos mesmos, por norma caíamos.
Anseio por ver um Benfica mais equilibrado este ano, e isso não significa de todo um Benfica lento, estático ou previsível, mas sim um Benfica pressionante, eficaz em todos os sectores e fisicamente competitivo.
Sinceramente, acho que temos plantel suficiente para isso.

BENFICA SEMPRE!!

2 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Ora nem mais amigo Berrante!
Força Benfica rumo ao Play-off e à fase de grupos.

Abraço.

Jotas disse...

Para o benfica todos os jogos são um teste.
Julgo que o benfica tem todas as condições de seguir em frente depois do jogo na Luz, até porque é melhor equipa.