25/08/2011

Ainda há dúvidas, Jorge?


Por esta altura não deve haver um único benfiquista com dúvidas sobre qual a melhor forma de jogarmos. Eu vou mesmo mais longe: É assim, como ontem, seja contra o Twente, Barcelona ou o Feirense. Até o Javi Garcia, naturalmente, parece logo outro. O próprio Tacuara Cardozo, que muitos duvidavam ser possível encaixar neste modelo, parece não ser problema - hoje fez um jogo esforçado e saiu aplaudido, apesar de não ter marcado. Mas o mais importante é o facto de a equipa, no seu todo, sentir-se mais confortável e confiante para jogar à bola neste sistema. E, meus amigos, quando este Benfica começa a sentir-se confiante, pura arte acontece no relvado da Luz. Jesus insiste que o sistema é o mesmo, e eu percebo. Aliás, já aqui tinha escrito na primeira vez que vi o Benfica jogar assim, que aparentava ser um 4-4-1-1 com Aimar no apoio ao avançado. Mas na realidade, quer Jesus queira, quer não, durante o jogo acaba por transformar-se num 4-5-1, ou 4-2-3-1, como lhe quiserem chamar, a maior parte do tempo. Aimar ocupa espaços e tem tarefas diferentes de Saviola quando este último joga no apoio ao avançado, e isso faz a diferença. Para colocar melhor a coisa: O genial El Mago, seja em que sistema for dos dois, continua a ser o nr. 10 da equipa, logo, por mais mínima que seja, existe uma diferença táctica. Existe, e quanto a mim muito bem, pois é assim que quero ver o Benfica jogar mais vezes. Valerá a pena analisar o desenrolar deste jogo? Basta dizer que fomos quase perfeitos e o resultado é extremamente escasso para tamanha produção.


Individualmente: Aimar é uma coisa impressionante. O Benfica tem de manter Pablito no clube, mesmo quando a idade começar a pesar e só puder jogar 15 ou 20 minutos, pois é um regalo para a vista e faz a diferença. Witsel (excelente), Javi, Nolito, Cardozo, Luisão, Garay e Maxi, estiveram todos bem. Emerson começa a justificar o porquê de Jesus deixar um campeão do mundo no banco. O brasileiro é muito limitado com a bola e nem defende por aí além, mas é trabalhador e lutador o quanto baste. Não seria a primeira vez que este tipo de atleta tinha sucesso num grande.

Agora não inventes, Jorge, dá-lhe continuidade. Vê lá isso.

BENFICA SEMPRE!!

4 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Amigo Berrante, concordo com tudo menos no que dizes sobre o Emerson. Hoje esteve perfeito quer a defender, quer a atacar e não me pareceu nada limitado tecnicamente.
Aliás, teve apenas uma falha que poderia ter dado golo ao Bryan Ruiz.

Abraço.

Anselmo Damásio disse...

Vale a pena ir ao estádio só para ver o génio do Aimar a jogar. Tem de o convencer a ficar pelo menos mais uma época.
E não me venham com a conversa que ele não tem pernas para os 90 minutos, que isso são tretas.
Uma grande exibição da equipa sem dúvida, espero que o JJ abra os olhos e não invente mais.

SAUDAÇÕES GLORIOSAS

Pedro disse...

Em relação ao Emerson, até acho que defenda muito bem. Na maior parte do jogo pôs o Ruiz no bolso. Certo que o Nolito o ajudou e de que maneira, mas estamos a falar de Brian Ruiz, um fora de série. Se alguma vez o Benfica quiser equilibrar ainda mais o lado direito do ataque (e porventura mandar o Gaitan uns joguitos para o banco), era comprar o Ruiz. Com o dinheirito da Champions. Pena que já não possa jogar para as competições europeias por outro clube. mas ia dar um jeitaço para o campeonato.

Berrante De Encarnado disse...

Caro amigo Manuel Oliveira,

Concordo, ontem Emerson esteve de facto bem, mesmo a técnico com bola. Ainda assim são notórias as suas limitações.

Contudo, como dei a entender, a sua raça compensa muito do que são as suas carências. Concordo com a sua titularidade, sem a mínima dúvida.

Caro Anselmo,

O Aimar não paga só o bilhete, paga o redpass inteiro.

Caro Pedro,

Eu não vou tão longe. Emerson é de facto jeitoso a defender, mas acho que pode ainda melhorar mais. É um jogador útil e, se tivermos em conta o valor que nos custou, podemos considerar uma boa contratação.

Cumprimentos benfiquistas a todos