30/07/2011

Jornalismo Abusivo


Só há pouco tive oportunidade de ver e ouvir (obrigado, caro Dfernandes) todas as entrevistas feitas ao treinador e jogadores do Benfica, no final do jogo com o Tranzborspor. Tinha que escrever sobre o que assisti.

A liberdade de imprensa é algo que em democracia deve ser preservado, mas há certos jornalistas que abusam e conseguem tirar qualquer um do sério, ao ponto de passar pela cabeça de uma pessoa que tal direito devia ser revisto. Há questões que, à partida, não parecem trazer mal ao mundo, mas a forma como são colocadas e o contexto em que são feitas, indiciam maldade e segundas intenções.

Isto para dizer que, no final do referido jogo, um jornalista perguntou a um Nolito visivelmente feliz da vida: «não acha que deu um passo atrás na carreira». Esta, já por si, é uma pergunta parva de fazer-se até no dia em que o jogador chega, mas fazê-la passadas semanas de ele cá estar e no final de um jogo em que o próprio foi protagonista pela positiva, parece-me maldosa. Mas pior ainda foi a maneira como a questão foi colocada, com um ar e tom de quem está a querer dar um conselho. Do género: "épá, eu cá acho que tu fizeste mal em assinar pelo Benfica, tu não achas, pá?". Como não seria de estranhar, Nolito ficou bastante incomodado, acabando por responder de forma curta e grossa: «não sei quem pode dizer uma coisa dessas». Estivesse lá eu e aquele avençado teria ouvido das boas.

Apoio um jornalismo livre...
Não um jornalismo maldoso e abusivo!

BENFICA SEMPRE!!

7 comentários:

Anselmo Damásio disse...

Esses tipos tem é dor de cotovelo, porque lá para as bandas deles, só conseguem contratar jogadores que funcionam com a amarelinha.
A riqueza e qualidade do plantel do Benfica anda a fazer comichão a muita gente, temos de preparar-nos para o que aí vem no inicio do campeonato.

SAUDAÇÕES GLORIOSAS

Carlos Alberto disse...

Se em vez de esse filho da puta avençado estivesse lá o Luisão ou o Ruben Amorim e os NN boizinhos tinham dado cabo deles.

Carlos Alberto disse...

Isto só muda quando pendurarem um cabrão desses nos arcos do Estádio e de cabeça para baixo como o Benito!

Mas ali na Luz somos todos 'portugueses suaves' excepto com os nossos jogadores, aí somos uns fortes!

Pedro disse...

Caro Benfiquista adicionei o seu blogue ao Aliança Benfiquista que uso como agregador de blogues Benfiquistas e notícias sobre o Benfica.

Abraços,
Pedro A.B.

http://aliancabenfiquista.blogspot.com/

Rodrigo Melo disse...

Está em vídeo? Li o post e nunca me senti tão insultado. Como beniquista e sócio, exijo um comunicado do clube e um pedido de desculpas formal por parte do "jornalista" em questão e respectivo canal.

71460_5/8 disse...

Tens toda a razão... mas se o Nolito dissesse que merecia ser titular muitos benfiquistas aplaudiam de pé e aproveitavam para dar a estocada final no Jesus...

O que vale é que o Nolito tem aquilo que falta a muitos... paciência!

Berrante De Encarnado disse...

Caro Anselmo,

Quero acreditar que não vai acontecer o mesmo que nas quatro jornadas iniciais da época passada. Se calhar sou parvo em acreditar, mas vamos lá ver.

Carlos,

Subscrevo. O que fizeram com o capitão foi um exagero. Atenção, não quero com isto desculpar as declarações do girafa, mas a verdade é que elas não são uma novidade, mas sim um hábito, como tal não se percebe tanto espanto desta vez.

Caro Pedro A.B.,

Obrigado pela atenção, farei o mesmo com o endereço do seu espaço. Continuação de bom trabalho.

Caro Rodrigo Melo,

Está gravado em vídeo, sim, confirmo. Eu baixei do Blogue "chama Gloriosa", nos posts do user "Dfernandes", o qual disponibiliza excelentes downloads de jogos, entrevistas, programas e outros tipos de vídeos relacionados com o Benfica. Como digo, já é uma pergunta chata e até algo ofensiva no próprio dia em que o jogador chega, mas um mês depois do atleta estar a trabalhar no clube e ainda por cima no final de um jogo daqueles, parece-me totalmente fora do contexto e não vejo outra intenção nela que não seja criar mau estar no Nolito que, como sabemos, tem feito as delicias da massa associativa e simpatizantes. O autor foi aquele Lagarto alto que costuma fazer os jogos de Futsal na RTP2.

Tiago,

Concordo em parte, mas sinceramente, amigo Tiago, também não me parece que seja um bom principio o facto de estarmos constantemente a apontar o dedo aos benfiquistas preocupados, de cada vez que estes fazem uma critica ou um simples reparo ao treinador/presidente. Acho que devemos procurar um equilíbrio saudável e tentarmos perceber-nos uns aos outros como benfiquistas. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Isto é, nem atacar todos os dia e a toda a hora sem que nada o justifique, nem dizer "yes man" a tudo e todos por mais escandalosos e prejudiciais ao clube que sejam os erros. Até porque eles não são de todo perfeitos, amigo Tiago. Convenhamos, ás vezes merecem uns reparos, para bem do Benfica, não para mal deles.

Cumprimentos benfiquistas