17/02/2011

Benfica 2 - 1 Estugarda. 45 minutos de avanço

Sem querer escamotear a nossa entrada menos boa no jogo, começo pelo árbitro: O homem tudo fez para nos ajudar a uns primeiros quarenta e cinco minutos algo apagados. Um penalti claro por marcar nas barbas do árbitro de baliza - não sei o que andam lá a fazer - que acaba num amarelo a Coentrão, e via-verde para o Estugarda usar e abusar do físico como bem entendia. Curiosamente na segunda parte, quando foi o Benfica a puxar pelo físico para correr atrás do prejuízo, já apitava a tudo. Parece que somos perseguidos. 

Na primeira parte o Benfica foi menos pressionante do que tem sido hábito. Não sei se fomos surpreendidos com a intensidade do adversário ou não, mas o certo é que entrámos com menos do que eles. Sofremos o golo num lance que resultou dessa menor intensidade a meio-campo, onde um adversário com tempo para receber, pensar e fazer o passe, conseguiu bater a nossa defesa em profundidade e isolar um companheiro. Fomos atrás do jogo, tentando dominá-lo, mas quase sempre lentos nos nossos processos. O Estugarda sem fazer uma grande primeira parte, foi tendo os seus ataques e, embora ajudado pelo árbitro, fez por merecer a vantagem ao intervalo, mas o empate seria mais ajustado para ambas as partes.


Na segunda parte já houve Benfica! A equipa fez o que tinha de fazer, nem podia ser de outra forma. Fomos mais fortes a pressionar, mais atentos e sem dar tanto espaço nas marcações, mais rápidos nos processos e com maior entendimento entre os jogadores no ataque. Só podíamos melhorar. Na segunda metade estivemos, sem duvida, mais próximos do que temos feito ultimamente. Mesmo com o arbitro a apitar a tudo o que caía do Estugarda, os nossos ataques e oportunidades de golo começavam a aparecer. Demos justamente a volta a um texto de 0-1 para 2-1, com golos de Cardozo e Jara em jogadas de insistência, mas não ficámos por aí. Até ao fim do jogo a nossa superioridade física e técnica fez-se notar. Podíamos e devíamos ter marcado mais golos, só não o fizemos por azar nosso, ou se quisermos por sorte do adversário. Vitória justa e merecida do Glorioso, com uma boa segunda parte, depois de um primeiro tempo menos conseguido.

Notas Positivas: Maxi Pereira (poderosíssimo jogo), Cardozo (lutou e marcou), Franco Jara (batalhador, perdeu algumas bolas, mas ajudou a carregar a equipa muitas vezes), Luisão (patrão sabe), Aimar (primeira parte apagada, segunda parte boa), Coentrão (regular) e Sidnei, que apenas se deixou ser batido uma vez.

Notas Menos Boas: Não acho que deva dar grandes destaques negativos, toda a equipa esteve lenta na primeira parte.

Para o Futuro: Fica o aviso (e se calhar ainda bem) da primeira parte. Hoje em dia os adversários mais fracos, podem ser o mais surpreendentes, tudo depende da sua disponibilidade física e psicologia para determinado jogo. Já aconteceu na primeira parte em Setúbal e voltou a acontecer na primeira parte de hoje. Os jogadores do Benfica devem entrar fortes e sempre com a mesma intensidade, seja contra quem for.

BENFICA SEMPRE!!

2 comentários:

mWo disse...

Concordo caro Berrante. Demos a primeira parte de bandeja, mas valeu que na segunda voltamos ao normal.
Agora é recuperar para a próxima semana que vai ser a doer!

AbraÇo e SaudaÇões Benfiquistas!

http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt

Viriato de Viseu disse...

Concordo com o teu douto parecer sobre o jogo.
A primeira parte foi um pouco "mau de mais"
O Apintador foi um ARTISTA !!!

Vamos lá ganhar, estou crente !!!