24/09/2013

Do que importa realmente falar!!



 O jogo de Guimarães foi obviamente dificílimo e não jogámos de todo bem. Mas difícil seria para qualquer equipa caso o Vitória jogasse com os mesmos níveis de agressividade, concentração e organização. Vou mais longe: dou um milhão de euros ao primeiro que vier a este blogue quando o Vitória jogar com a mesma entrega frente aos nossos rivais. Não tenho um milhão de euros, mas dou. De positivo, além dos três preciosos pontos, foi o facto de não termos sofrido golos pelo segundo jogo consecutivo.

De facto é para envergonhar este nosso Futeluso de mentalidades mesquinhas, hipócritas e caducas. Depois de quatro jornadas em que a CS andou calada e divertida a ver outros serem beneficiados, eis que na quinta jornada duma Liga em que só o Benfica tinha sido -- e continuou a ser -- sistematicamente prejudicado, os manipuladores da opinião pública decidiram que era hora de soltar a hipocrisia. Foram capas de jornais agressivas, foi a indignação em debates televisivos, e nalguns casos até teorias da conspiração tão infantis quanto estranhas tendo em conta a "racionalidade" que os mesmos opinadores haviam exibido quando confrontados com aquilo que, na opinião deles, têm sido "erros normais que acontecem a todos".

Conclusão do que passou desta podre CS cá para fora em cinco jornadas: o penálti descarado sobre Lima na primeira jornada escamoteado por Jorge Sousa, é normal. O golo em claro fora-de-jogo do Montero e o penálti do Maurício que ainda hoje é motivo de comédia nos Facebooks, é normal. Outro penálti violentamente evidente e mais dois foras-de-jogo quando os nossos partiam isolados para a baliza do Guimarães, é normal. Tudo isto têm sido erros normais para a CS e adeptos deste embaraçoso Futeluso, mas à primeira vez que outros são prejudicados ainda que numa jornada em que o Benfica voltou a ser roubado, aqui del rei que é uma vergonha e deve ser culpa do Benfica e Jorge Jesus. Sinceramente, não sei como esta gente consegue andar de cabeça levantada depois do que escreve e/ou diz.

Confrangedoras continuam a ser as prestações de Gorben em "defesa" do Benfica, na RTPi.
Não sei se será um problema de falta de coragem de todos os que representam o Benfica nas instalações da RTPPorto -- que saudades de A-PV --, mas a verdade é que esta postura de medinho na forma como evitam meter o dedo na ferida, tem sido recorrente em todos os que passaram naquele painel depois do cineasta. Quando a resposta de Gorben a uma intervenção de Guedes na qual afirma que este ano não foi uma única vez beneficiado não obstante o País ter visto os golos irregulares de Jackson e os penáltis fora das áreas, é um ensurdecedor silêncio, está tudo dito quanto à sua falta de estofo e trabalhado de casa para o lugar que ocupa. É triste ver João acabar todos os programas sem conseguir passar uma mensagem minimamente convincente. Já estou como o "Vozes Encarnadas"; goste-se do estilo ou não, Rui Gomes da Silva é o único que defende o Benfica neste Futeluso carregado de antismo.

Jorge Jesus voltou a perder a cabeça, desta vez com as autoridades do norte que tanto têm deixado a desejar na forma como tratam de maneira diferente cidadãos do mesmo País. É certo que naquele momento todos nós, Benfiquistas, sentimos o que Jesus estaria a sentir quando apenas quis evitar que a PSP partisse o braço de tanto o torcer a um rapaz que só queria uma camisola. Mas isto não pode voltar a acontecer! Jesus tem que de uma vez por todas aprender a controlar-se, sob pena não só de prejudicar-se e consequentemente prejudicar o Benfica, como também de o tornar num alvo fácil para quem quiser armar confusão. Apesar de tudo, esta atitude em nada é comparável a outras que vimos no passado com outros clubes e por diferentes motivos, embora seja óbvio que não pode suceder e que fique mal a um funcionário do SL Benfica.

Costuma dizer-se que é melhor termos um desgosto do que andarmos uma vida inteira a ser enganados. Nessa medida, foi muito bom termos ouvido o presidente do Estoril sobre mais um caso do execrável e impune Caldeira. Assim já ficámos todos a saber quem mora ao nosso lado.

8 comentários:

Berrante De Encarnado disse...

Caríssimo Observador,

O seu comentário desapareceu após eu ter editado o post. As minhas desculpas mas não era essa a minha intenção.

Cumprimentos Benfiquistas

rui disse...

Ora aqui esta um blog com nivel,o qual sempre gostei de ler.saudações e continuação

Berrante De Encarnado disse...

Obrigado, caro Rui

Volte sempre e não tenha problemas em deixar a sua opinião, mesmo quando essa seja diferente da minha.

Cumprimentos Benfiquistas

Anónimo disse...

Não concordo com a atitude de Jorge Jesus tal como não gostei da atitude dos 'stewards' e dos 'spotters'.
Acções deproporcionadas, como se estivessemos na presença de uma invasão de campo, de um incêndio provocado por pirómanos, ou de uma arruaça que acaba com o arremesso de bolas de golfe.

Não será bem assim porque, aquando destas situações, os heróis das forças policiais quase meteram a viola no saco.

A nossa péssima comunicação social, a dos maus costumes, continua a optar pela via de seguir a voz do dono - será que são os donos? - e vomitar um anti-benfiquismo primário.

O que se passou no Estoril é mais um exemplo da arrogância dos amigos de Pinto da Costa.
Nuno Lobo, presidente da AFL, foi agredido pelo Caldeira em fúria, logo os rapazes do norte se atirou para o Facebook criando um cenário dantesco ... contra Nuno Lobo.

E sobre as palavras do Paulo Fonseca, é melhor esquecer.
Não posso deixar de destacar como a mesma pessoa, viajando de Paços de Ferreira para o Porto, assume uma postura tão diferente, para pior.

Cumprimentos benfiquistas.

Berrante De Encarnado disse...

Caro Observador,

Se me permite, vou elevar um excerto do seu comentário a post.

Cumprimentos Benfiquistas

rui disse...

E sobre o Gobern, é um pau de 2 bicos. È uma pessoa que sempre me deu prazer ouvir,ja desde os tempos da mitica Zona Mista de sabado á noite.

Alias, á tipos que eu sei o que são e mesmo assim gosto de os ouvir,o Bruno Prata é um deles,tem elegancia,charme,postura,e estou farto de saber que ele é portista,ja por exemplo o rui santos da sic,mete me nojo ao longe.

Agora o Gobern,por um lado é bom, esta la a representar o Benfica e tambem é alguem com uma certa elegancia,assim não transmite uma imagem que todos os benfiquistas sao uns brutos,broncos e aldrabões, so porque os guedes,os serrões e companhia são labregos e desonestos,nao quer dizer que tenhamos que ser igual a eles.Por outro lado..de facto as vezes tambem deixa a desejar..

Tens razão tambem quando falas no Antonio Pedro,esse sim..oh saudades de o ouvir que eu tenho.

Berrante De Encarnado disse...

Caro Rui,

Para defender o Benfica à altura não tem que obrigatoriamente ser-se bruto ou incorrecto. São coisas diferentes. Assim como também ficar em silêncio quando Guedes mente descaradamente ao dizer que esta época não foi uma única vez beneficiado, não tem nada a ver com elegância mas sim com uma postura conivente e de medinho.

Cumprimentos Benfiquistas

rui disse...

Exatamente amigo,por isso que disse que ás vezes deixa muito a desejar.Abraço